TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA NA SAÚDE

Seminário: GESTÃO FINANCEIRA NA SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Seminário  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Bem-vindos ao seminário de GESTÃO FINANCEIRA EM SAÚDE!

Sou o professor Fábio, contador, Especialista em Contabilidade e Controladoria Empresarial, professor de diversas disciplinas, tais como: Administração Financeira e Orçamentária, Gerência Financeira, Contabilidade Industrial, Contabilidade Comercial, entre outras.

Quero caminhar com você, neste seminário, de uma forma bem agradável, observando a empresa por um enfoque mais administrativo e menos contábil.

Vamos em frente!

Para se abordar risco e retorno, é importante saber que isso abrange uma das áreas de decisões financeiras mais importantes: a decisão de investimento. É em função do investimento que a empresa corre risco na espera de obter um retorno.

Faz-se necessário aprendermos, então, primeiramente o que é o custo de oportunidade ou taxa de corte, para depois compreendermos porque as pessoas correm riscos.

“Taxa de corte é a menor taxa aceitável de retorno para se investir recursos em um projeto.” (DAMODARAN, 2002, p. 23). Para todo investimento, existe uma previsão de retorno e o investimento só será viável se a taxa de retorno prevista for maior do que a taxa de corte.

Se o capital circulante líquido da empresa está acima dos níveis necessários para a gestão, o administrador financeiro pode se deparar com pelo menos três opções de investimento: aplicação no mercado financeiro, aquisição de capital de outras companhias ou ampliação da atividade da empresa.

Para tomar a decisão, o administrador financeiro deve considerar o risco de cada uma das opções. A taxa de corte, portanto, será diferente para cada uma das opções de investimentos. Nas três opções exemplificadas anteriormente, o risco de uma aplicação no mercado financeiro é, a princípio, muito menor do que o risco do investimento em ações de outras companhias ou na ampliação das atividades da empresa, principalmente se a aplicação no mercado financeiro for com taxas pré-fixadas. O administrador, nessa situação, deve estipular três taxas de corte para análise das opções de investimentos.

Na determinação da taxa de corte, o administrador deve ainda levar em conta o risco, pois, para projetos de investimento com taxas de corte maiores, a possibilidade de resultado negativo também é maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com