TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GIRLS SCOUTS, TI E PERSPECTIVAS PARA A EXPANÇÃO

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.888 Palavras (16 Páginas)  •  1.275 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNOPAR EAD

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

OS BISCOITOS: GIRLS SCOUTS, TI E PERSPECTIVAS PARA A EXPANÇÃO

GLÉCIO COLARES BAIRROS

                                                    Canoas (RS), 2015

GLÉCIO COLARES BAIRROS

OS BISCOITOS: GIRLS SCOUTS, TI E PERSPECTIVAS PARA A EXPANÇÃO.”

Trabalho apresentado ao Curso de Administração de Empresas, da Faculdade Unopar de Canoas, como requisito das disciplinas de Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios, e Seminário VII   sob orientação dos Professores. Marco Ikuro Hisatomi; Luiz Antônio Gabriel; Alfredo Ribeiro de Almeida; Gisleine Fregonese; Sebastião Oliviera.

Canoas (RS), 2015.

[pic 2]

[pic 3]

  1. Gestão de Projetos[pic 4]

  1. A gestão de projetos é uma ferramenta de vital importância para o sucesso do mesmo, dentro desta ferramenta existem algumas linhas que podem ser adotadas para a criação do projeto em si, e uma delas é o PMBoK, o mesmo trabalha diversas áreas do conhecimento que compõem a criação de todo o projeto que será elaborado até se chegar na etapa em que o projeto entre em pratica.

 

  1. Gestão dos Riscos
  1. Dentro das áreas do conhecimento citadas acima, a gestão dos riscos e uma das importantíssimas etapas que fazem a composição do todo, é ela que tem o objetivo de maximizar os eventos positivos e minimizar os eventos negativos, é ela que faz toda a análise do que pode vir a prejudicar o projeto quando estiver na fase de colocá-lo em pratica, e ao mesmo tempo, esta área busca mostrar aos criadores do mesmo, oportunidades que podem ser exploradas, buscando sempre um melhor resultado para o mesmo. E de que forma isso é feito? Isto é realizado através de um processo sistemático, que nada mais é do que identificar, analisar, e dar respostas aos riscos do projeto, como foi relatado anteriormente, sejam eles benéficos, ou nocivos na concretização do mesmo. E qual a sua finalidade? Identificar e documentar os riscos que possam vir a afetar o sucesso do projeto. Abaixo alguns pontos importantes que são vitais para que se possa realizar as identificações de forma correta.
  2. Participantes do Projeto

- Todas as pessoas que compõem o projeto precisão participar desta fase.

- Se necessário, convocar especialistas de outras áreas da empresa para auxiliarem no processo.

- Stakeholders são fundamentais para o andamento desta fase com sucesso.

- Cliente, usuários finais, e etc.

1.2.3   O Processo é Interativo

            - Primeiro é envolvido apenas uma parte da equipe.

            - Segundo entram em ação o restante das pessoas que compões a equipe, juntamente com os “Stakeholders”.

            - E finalmente pessoas que não fazem parte do projeto, isso é feito para que não criem resultados induzidos pelos envolvidos diretamente no mesmo.

            - O processo de identificação é realizado impreterivelmente durante as fases de iniciação e planejamento do projeto.

            - A identificação é um processo continuo, durante todas as outras fases do projeto, pois como foi falado anteriormente, busca minimizar os pontos prejudiciais, e maximizar os pontos positivos do mesmo.

            - A identificação só é completada quando o WBS e que todos saibam exatamente “o que é o projeto”.  

  1.  Gestão do Escopo
  1. Dependendo do modelo do projeto em si, esta fase pode ser dividida em duas etapas isto é feito para que se tenha cada uma delas bem clarificadas, e com objetivos bem claros e definidos, já que são situações diferentes, por isso existe o chamado Escopo do Projeto, e o Escopo do Produto, ambos são de vital importância, mas possuem focos diferentes entre eles. O Escopo do Projeto em si tem por objetivo mostrar todo o trabalho que terá que ser realizado para a produção do produto, ou serviço que será oferecido. E o Escopo do Produto como falado anteriormente tem um foco diferente, nele a gestão do mesmo busca deixar claro quais são as característica e funcionalidades que caracterizam o produto ou o serviço que será oferecido para os consumidores. E o que o Gerenciamento do Escopo do Projeto busca? Ela tem por objetivo, garantir que o projeto realize todo, o trabalho necessário, e ao mesmo tempo apenas o que realmente é necessário para o sucesso do mesmo.
  2. Algumas característica para uma boa realização desta etapa

- Definir e controlar o que será incluído ou não no projeto.

- Incluir somente os artefatos para gerenciar o escopo do projeto, e não o do produto, por isso é importante trabalhar de forma dividida já que ambos possuem focos diferente, com objetivo em comum.

- Checagem constante para ter certeza de que todo o trabalho necessário está sendo feito da forma como foi projetado anteriormente.

- Impedir a realização de trabalho extra, que não faça parte do projeto, pois isso acaba acarretando em prejuízo para o bom andamento do mesmo.

1.4    Gestão de Fornecedores

1.4.1 A gestão de fornecedores, está incluída dentro de uma das etapas chamada gestão de custos, a mesma tem a difícil tarefa de gerenciar os custos do projeto, ou seja, é ela que de forma minuciosa projeta todos os custo do projeto, e como será gerenciada esta parte, sabemos que gerenciar custo não é uma tarefa nada fácil, já que custo é algo que está sempre crescendo de forma automática, e é em determinada parte deste processo que se busca os melhores fornecedores para que o projeto alcance o seu objetivo, e é na definição destes parceiros que muitas vezes é possível agregar valor ao processo, e ao projeto como um todo. É possível ver a vital importância de se definir fornecedores estratégicos no próprio case dos biscoitos Girls Scouts, quando elas começaram o projeto de aprimoramento e expansão, na verdade o mesmo só foi possível porque na etapa da gestão dos custos, elas pesquisaram e buscaram o chamado, custo x benefício, aquele fornecedor que melhor atenderia suas necessidades a um custo mais baixo, muitas vezes grandes cias na tentativa de incluir o melhor ao seu processo, acabam fechando contratos de fornecimento ao custo mais alto porque o produto, ou o serviço é o melhor oferecido, aí é que entra a gestão dos custos, muitas vezes não é feita uma analise interna, onde é busque o seguinte questionamento, será que para atender as minhas necessidades de forma satisfatório, é necessário mesmo eu consumir o produto ou o serviço mais caro? Na grande maioria das vezes, um outro fornecedor com uma qualidade as vezes nem tão menor que aquela oferecida pelo primeiro fornecedor, mas que possui um custo bem mais atrativo, atenderá as suas necessidade na integra, a um custo menor, tornado assim o seu projeto mais eficaz, e mais competitivo, por isto é muito importante efetuar um planejamento de custos de forma poderíamos dizer quase cirúrgica, para que só assim seja possível tornar viável, a implementação do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com