TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

GLOBALIZAÇÃO

A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma interação entre os países, é um uma interação contínua e que cresce a cada dia.
Autores citam que o inicio da globalização se deu a partir das grandes navegações com os Espanhóis e Portugueses, que desbravavam novas terras atrás de comércio, trocas de mercadorias e novas descobertas interessantes, seja de mercadorias ou de territórios.

[pic 1]

A revolução industrial teve grande importância neste processo, com a substituição da manufatura e do trabalho artesanal por máquinas a vapor. Porém a globalização se deu, após a Guerra Fria, e a queda do muro de Berlim, onde o capitalismo se expandiu, e as transnacionais começaram a levar suas empresas para outros países em busca de novos mercados, matérias–primas e mão de obra mais barata.

[pic 2]

Devido essa expansão, o setor de transporte teve que se especializar e se adaptar as novas demandas para garantir uma distribuição segura e eficiente das mercadorias.

Com tudo isso, a globalização ganhou força, porém existem dois lados, o bom e o ruim. O lado ruim é o consumismo exagerado, as pessoas querem tudo, mesmo sem precisar. O consumismo é um dos fatores que agrava a desigualdade social principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil, onde o maior poder aquisitivo está na mão da minoria. Enquanto uma pequena parte pratica um consumo exacerbado a outra grande parcela não tem acesso ao básico para viver confortavelmente.

Animação: O homem consumista:
https://www.youtube.com/watch?v=5XqfNmML_V4

Como pudemos ver na animação, o anseio de consumo do homem está acabando com o mundo gradativamente.

Mas não podemos transformar a globalização na vilã da história. Graças a globalização, nós temos acesso a informação e produtos que tornam nossa vida mais confortável, por exemplo, o computador usado para os nossos estudos pode ter vindo do Japão, com um processador dos EUA.
A globalização faz circular de forma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de experiências. Este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente avanços nas áreas de Medicina, Genética, Biomedicina, Física, Química, etc. Também houve um aumento do interesse pela cultura, economia e política de outros países, devido à facilidade de acesso a informação promovida pela globalização.

[pic 3]

Enfim podemos concluir que a globalização é um processo gradativo de interação entre os países e pessoas, havendo troca de informação e crescimento do comércio internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (260.4 Kb)   docx (537.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com