TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO – TG

Alunos:

Ingriddy Nathasha de Carvalho - RA 1437770

Mara Pereira dos Santos - RA 1401403

Mariana Cácamo Meirelles - RA 1422969

Vanessa Cristina Businari - RA1430157

PÓLO Batatais/SP

PÓLO Santos/SP

PÓLO Saúde São Paulo/SP

PÓLO Santa Bárbara D´Oeste/SP

__________________________________

2016

Curso: Administração Turmas: 2014

Professor: Mauricio Manzalli

Questão Proposta

  1. Leia o artigo de Francisco Luiz Corsi, “A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista”. Disponível em . Acesso em 11 de março de 2015. Faça anotações sobre ele.
  2. Depois, leia o seguinte texto, disponível em . Acesso em: 21 de maio de 2013.
  3. Crescimento em 2013 será mais robusto, afirma Dilma.  

Afirmação foi uma resposta à pergunta de Valderice do Nascimento, de 18 anos, estudante de São Luis (MA), sobre a opinião de Dilma em relação ao baixo crescimento econômico do Brasil em 2012.

A presidente Dilma Rousseff relatou, na coluna semanal "Conversa com a presidenta", que "temos sinais de que o crescimento em 2013 será mais robusto, com os efeitos positivos de medidas importantes já tomadas". A afirmação foi uma resposta à pergunta de Valderice do Nascimento, de 18 anos, estudante de São Luis (MA), sobre a opinião de Dilma em relação ao baixo crescimento econômico do Brasil em 2012 e quais as medidas que ela pretende tomar em 2013 "para que essa realidade mude".

Entre as medidas tomadas, Dilma citou "a redução significativa da taxa de juros e o reposicionamento do câmbio de forma a ajudar a indústria brasileira a resistir à concorrência externa provocada pela guerra cambial". A presidente cita também a desoneração da folha de pagamento em 42 setores, a redução da tarifa de energia e a ampliação do financiamento ao investimento. Medidas, de acordo com ela, que "já começaram a surtir os efeitos esperados. Por isso, tenho certeza de que 2013 será um ano ainda melhor".

Mesmo com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de apenas 0,9%; Dilma avaliou que 2012 foi um "ano positivo para o Brasil" e citou o cenário externo adverso como um dos entraves para o crescimento. "Em 2012, crescemos menos que no ano anterior, mas geramos 1,3 milhão de novos postos de trabalho. A taxa de desemprego alcançou os mais baixos níveis históricos e a renda real do trabalhador aumentou 4,1%", justificou.

"Outros dados de 2012, como a expansão forte dos financiamentos habitacionais e para aquisição de veículos, que cresceram 38,2% e 8,8% (respectivamente), mostram a continuidade da melhoria das condições de vida dos brasileiros", completou.

Ainda de acordo com a presidente, "hoje, as condições econômicas de nosso país são mais sólidas e temos um mercado interno dinâmico, o que evita que a crise internacional nos paralise, como ocorria na década de 90", concluiu.

Agora, examine a charge abaixo:

[pic 1]

Disponível em: . Acesso em: 24 de maio de 2012.

Agora, leia os dois textos.

[pic 2]

Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges, responda:

  1. Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Resposta: O primeiro texto fala do desenvolvimento e globalização, da diferença dos países desenvolvidos pelos subdesenvolvidos, o segundo texto fala da visão da presidente Dilma sobre o desenvolvimento do nosso país das medidas adotadas para manter o crescimento econômico do mesmo. A primeira charge trata das desigualdades sociais e econômicas, da exclusão das minorias, pessoas que não tem acesso ao básico para sobrevivência. A segunda charge trata da realidade digital a qual nem todos tem acesso, principalmente os excluídos pela sociedade, onde primeiramente o governo devia tratar a inclusão social dessas pessoas para depois pensar em inclusão digital.

  1. Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim, pois os textos tratam do desenvolvimento econômico, da visão de crescimento da influência dos países desenvolvidos e de como as pessoas são afetadas por todo esse processo.

c) Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Comercial: Redução do poder de compra da população;

Produtiva: Exclusão dos direitos trabalhistas dos cidadãos, acarretando a perda da sua dignidade;

Financeira: Aumento do desemprego. Sem renda, a sobrevivência de forma digna torna-se cada dia mais difícil;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (981.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com