TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  16/10/2015  •  Monografia  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Globalização: evolução ou exploração?

O crescimento exacerbado dos meios de comunicação em massa, a facilidade de interação entre indivíduos em escala mundial, o “desaparecimento” das fronteiras espaciais entre nações e a formação de blocos econômicos convergentes, são características de um fenômeno que aflora atualmente nosso cotidiano no qual podemos intitular Globalização.

A Globalização é um fenômeno atual que se efetivou no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de Globalização que evoluiu para um modelo extremamente complexo de integração coletiva. Podemos afirmar que quase 100% dos países do globo terrestre estão inseridos diretamente no processo de Globalização e integração mútua.

Uma das características mais significantes do processo de Globalização é a questão da produtividade pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias (economia de escala) que faz os produtos consumidos mundialmente serem relativamente mais baratos. Como exemplo clássico podemos assimilar a China que é relativamente um dos países mais produtivos existentes na atualidade possuindo uma enorme fatia de mercado dos seus produtos.

Com organizações cada vez mais querendo diminuir seus custos de produção para obter economia de escala, uma conseqüência negativa do processo de Globalização é inerente: a exploração humana das mais variadas formas e idades que ocorre em diversos países. Adultos e crianças trabalham 12, 15 e até 18 horas por dia em “oficinas” montadas em lugares extremamente insalubres onde não existe qualquer respeito aos direitos trabalhistas. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho) cerca de 218 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalham no mundo, das quais 126 milhões realizam trabalhos perigosos.

Pela reflexão assumida por tal tema, concluo que a Globalização possui diversas características positivas e negativas. As características positivas assumem maior importância, pois vivemos em um mundo em que as necessidades humanas são ilimitadas frente a recursos limitados e a Globalização busca satisfazer essas necessidades da melhor maneira possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com