TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios Internacionais

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  9.337 Palavras (38 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS, verificamos as dificuldades no processo de exportação, e o passo a passo a se seguir para realização do sonho, das empresas que gostariam de Exportar e manter relações comerciais com empresas de outros países. Com a globalização, aumentou a competitividade das empresas, abertura de novos mercados e a possibilidade de se inserir no comércio mundial. A pauta de exportações brasileiras sempre foi centrada em grandes empresas, mas em face de diversas ações do Governo Federal e de outros órgãos, um novo horizonte surgiu às pequenas empresas.

Pão de queijo, brigadeiro, cachaça, sandálias, açaí... Produtos brasileiros estão conquistando o mercado externo com estratégias criativas e, indiretamente, divulgam a marca Brasil pelo mundo.

A disseminação da cultura exportadora e a realização de parceiras permitiram que hoje a participação das pequenas empresas no volume exportado pelo Brasil chegue a 12%, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX. Exportar ficou mais fácil, e nesse trabalho demonstramos um plano de internacionalização da empresa fictícia “Beach Club” no mercado internacional. Acompanharemos as ações desenvolvidas pela empresa de confecções moda praia que estabeleceu como meta exportar seus produtos.

Dados da Empresa Beach Club

A empresa em estudo está localizada no litoral norte de São Paulo, na cidade de Ubatuba, e hoje é considerada uma empresa de médio porte, tendo como principal atividade a confecção de biquínis, maios, cangas e toalhas de praia.

A fábrica de seus produtos encontra-se em São José dos Campos, e conta com 80 funcionários, entre produção e gerencia, além de 30 lojas distribuídas por várias cidades do litoral brasileiro, sendo 03 lojas próprias e 27 franquias.

A procura por melhores resultados é algo imprescindível para que as organizações se mantenham competitivas em um cenário cadenciado tanto por regras advindas dos processos de internacionalização quanto pelo crescente nível de exigência pertencente a um novo perfil de consumidores. Desse modo, as organizações começam a atuar de forma bem mais ideológica e ainda, uma vez que os produtos e serviços mostram-se cada vez mais iguais e apresentam-se de maneira cada vez mais semelhante, as organizações atualmente andam apostando em um conjunto próprio de características – Missão, Visão e Valores – que as identifiquem e diferencie dos demais players.

Missão

A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. A missão de uma empresa está tão ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Toda missão dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.

Nossa empresa tem como missão desenvolver, produzir e comercializar produtos de moda praia que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

Visão

A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. A visão pode ser definida como: "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".

Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

A Beach Club quer estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e artigos de moda praia.

Valores

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

A empresa em estudo tem como valores:

-Satisfação do cliente,

-valorização e respeito às pessoas,

-responsabilidade social,

-e respeito ao Meio Ambiente

Produtos da Empresa

Atuando há mais de 15 anos no mercado de moda praia atualmente está ampliando seu processo de produção para linha fitness, e verificou a possibilidade de ampliação de seus negócios para o comércio europeu.

O ponto forte da marca, além do foco constante na qualidade, é o grande mix de produtos, oferecendo mais de 200 peças a cada coleção aos nossos clientes. As estampas exclusivas também são destaque, sempre presentes em todas as linhas. A moda praia, inclui: biquínis, maiôs, cangas, sandálias, chinelos, camisas, vestidinhos, shorts e também tem produtos masculinos.

A linha fitness possui: legging, tops, blusinhas, shorts, t-shirts e outras. São confeccionadas para proporcionar conforto com estilo e qualidade na hora de malhar, com tecidos tecnológicos com fibras de última geração

Oportunidade de exportação

O processo de internacionalização das empresas tem sido alvo de estudos sérios a partir dos anos 50 e se intensificou ainda mais a partir do final dos anos 90, quando o processo carimbado como globalização ficou mais evidente. Naturalmente, as empresas buscam se internacionalizar visando aumento de lucratividade, porém podemos sofisticar um pouco e tentar entender com profundidade como o processo de internacionalização ocorre.

Inicialmente, podemos perceber que algumas empresas são mais dependentes de mercados internacionais do que outras, sejam porque buscam um tipo de cliente específico em todo o mundo ou porque seus mercados nacionais já estão saturados e por isto mesmo não propiciam crescimento. Neste caso, como a expansão por novas áreas envolve incertezas e riscos maiores do que os mercados nacionais, para mitigar os riscos do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.5 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com