TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios Internacionais

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.841 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

Este trabalho apresenta um breve estudo sobre as relações comerciais internacionais entre o Brasil e a China na exportação de soja brasileira. Inicialmente faremos uma explicação geral sobre o país importador, com dados relevantes sobre sua estrutura, população e costumes locais. Após discorrer sobre as informações gerais, serão informadas as barreiras tarifárias e não tarifárias incidentes a exportação de soja, e informações pertinentes sobre o regime cambial, inflação e juros e sobre como todos esses fatores influenciaram na escolha de exportar soja para a China.

Palavras Chave: Soja. Exportação. China. Brasil. Juros. Barreiras Tarifárias. Regime Cambial.

1. Introdução

A China tem aproximadamente 1,3 bilhões de habitantes, sendo considerada como um dos países mais populosos do mundo. Conhecida por seus costumes, iguarias e produtos eletrônicos, é um dos países que mais se desenvolve na economia mundial. A escolha deste país se deve, pois ele é um dos maiores exportadores de soja do Brasil e participa de várias negociações, o que possibilita a abertura de muitas portas para a economia brasileira.

2. Produto a ser exportado

SOJA

3. País a Exportar

CHINA

4. Histórico do País Importador

Nome: República Popular da China (Zhonghua Renmin Gongheguo)

Fuso Horário: + 11 horas em relação à Brasília

Área total: 9.596.960 km²

Capital: Beijing (Pequim)

Principal Centro Industrial: Shanghai

Principal Porto e Centro Comercial: Hong Kong

Clima: Diverso com as quatro estações definidas. Varia de tropical no sul a subártico no norte.

Portos: Dalian, Guangzhou, Ningbo, Quingdao, Qinhuangdao, Shanghai, Shenzhen, Tianjin

População: 1,3 bilhões de habitantes

Expectativa de Vida: 73,2 anos

Porcentagem da População por faixa etária:

0-14 anos: 20,1%

15-64 anos: 71,9%

65 anos ou mais: 8%

Etnia: A China tem uma grande diversidade de grupos étnicos, possuindo no total 56 grupos. O povo Han corresponda a 91,02% do total da população, dividindo os 8,98% entre as 55 etnias restantes.

Religião: Em maioria taoístas ou budistas.

Principais comemorações: Festa da Primavera e Festa das Lanternas.

Culinária: existem oito variedades da tradição gastronômica chinesa, são elas: Shandong, Guandong, Sichuan, Hunan, Jiangsu, Zhejiang, Fujian e Anhui. E o chá é a bebida mais consumida.

Idioma: Mandarim e dialetos regionais

Moeda: Renminbi (yuan).

Produto Interno Bruto: 10,36 trilhões USD (referência 2014)

PIB per capita: 7,572 USD (referência 2014)

População abaixo da linha da pobreza: 13,4%

Força de trabalho total: 797,6 milhões de trabalhadores

Desemprego: 4,10%

Participação em bloco econômico: APEC (Asian Pacific Economic Cooperation)

Principais parceiros de exportação: Estados Unidos, Japão, Singapura.

Principais parceiros de importação: Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Arábia Saudita.

Produtos Exportados: Máquinas Elétricas. Máquinas Mecânicas, Vestuário de Malha, Móveis, Vestuários (exceto malha), Instrumentos de Precisão, Plástico, Automóveis, Obras de Ferro ou Aço, Ouro e Pedras Preciosas.

Produtos Importados: Máquinas Elétricas, Combustíveis, Máquinas Mecânicas, Minérios, Instrumentos de Precisão, Automóveis, Plásticos, Produtos Químicos Orgânicos, Cobre, Grãos.

Principais exportações brasileiras para a China: Soja em grãos e sementes, Minérios, Combustíveis, Pastas de Madeira, Açúcar, Peles, Ferro e Aço, Carnes, Gorduras e óleos, Tabaco e sucedâneos.

4.1 Tabelas e Gráficos referentes a Exportações

Dados extraídos de: China – Comércio Exterior. Elaborado por: Ministério das Relações Exteriores, Departamento de Promoção Comercial e Investimentos e Divisão de Inteligência Comercial. Acesso em Março de 2015. Disponível em: < http://www.brasilexport.gov.br/sites/default/files/publicacoes/indicadoresEconomicos/INDChina.pdf >

5. Barreiras tarifárias e não tarifárias

Os índices e importação são estabelecidos pela Administração Geral da Alfândega e aprovados pela Comissão Tarifária da Alfândega, que é formada por membros do Ministério das Financias e do Comércio. Ambos seguem a Lei Aduaneira para a formulação de tais políticas. As tarifas seguem os padrões do sistema de Terminologia da Cooperação Aduaneira Internacional. A China continuará ajustando suas cotas e tarifas de importação para se adequar a OMC, da qual faz parte desde 2001, após quinze anos de tentativas.

Impostos: As taxas de impostos são calculadas com base em um percentual CIF (custo, seguro e frete) das mercadorias. A China oferece uma taxa preferencial para aqueles países que são membros da OMC e para economias com as quais celebrou acordos tarifários bilaterais favoráveis.

Taxa de Consumo: A taxa de consumo varia entre 3% e 45% e é uma taxa que incide sobre bebidas alcoólicas e cigarros; cosméticos; produtos para pele e cabelos; bombas e fogos de artifício; joias; automóveis, motocicletas e pneus para veículos; e óleo diesel e petróleo. Portanto, essa taxa não se aplica a exportação de soja que é o tema desde trabalho.

Impostos sobre valor agregado – IVA: O IVA é aplicado sobre todos os produtos importados, sendo geralmente taxado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com