TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Negócios Internacionais

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

NOME

Cintia Maria da Silva

RA

6662437935

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Gestão de Negócios Internacionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Luiz Martins de Souza.

Anhanguera Educacional

2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo e finalidade ilustrar como foi o surgimento e a transformação do  GATT dentro das relações políticas envolvendo os governos, comércios e negócios, além de como esse órgão usa suas medidas para impedir o ato de dumping pelas nações e para combater os EUA e a Inglaterra das tarifas altas.

E também a respeito da OMC além de suas características no cenário de negociações exteriores e dentro de suas diretrizes com o processo e  transações envolvendo o Banco Internacional para a Reconstrução da Europa e o FMI conhecido como Fundo Monetário Internacional.

Responda:

  • O que foi o GATT?

GATT foi um órgão internacional, que surgiu devido a necessidade latente de regular as questões de comércio entre fronteiras de países.

Esse órgão surgiu em 1947, seu ponto de encontro se localiza em Genebra na Suíça com os incríveis 47 anos em vigor que tinha como objetivo diminuir as taxas, o custo da mercadoria, impostos e direitos alfandegários durante o período pós 2 Guerra Mundial.

Os acordos do GATT se definem pelas normas e concessões tarifárias que tem como metas a regularização multilateral do comércio e foi pelos atos de antidumping, salvaguardas, subsídios e medidas compensatórias adotadas pelo governo para combater essas negociações injustas praticadas por outros países e também diminuir a passagem e intercomunicações entre as nações que praticam esses atos de dumping.

Com toda essa façanha de ter durado tantos anos em vigor o GATT se consagrou sendo o primeiro órgão de comércio de várias nações a ter condutas e controle sobre as negociações tarifárias.

Com a hegemonia das nações consideradas desenvolvidas mundialmente, EUA e Inglaterra, o GATT só entrou em vigor a partir de janeiro de 1948 com a participação de 23 países das rodadas.

As rodadas são congregações do antigo (GATT) e contemporaneamente na OMC é um título abordado para debater assuntos com o objetivo de confirmar os pactos.

Dentre essas rodadas, as mais importantes e chamativas foram a Rodada Uruguai, a Rodada de Tóquio e a Rodada de Kennedy, que tem como principal tema as medidas antidumping e medidas de investimento.

  • Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

A OMC é outro órgão de comércio internacional, que surgiu a partir do antigo GATT. Seu órgão expedidor passou a vigorar em 1995, no período pós Segunda Guerra Mundial, ou seja 47 anos depois do inicio do GATT, com a finalidade de ter um agrupamento com outras organizações multilaterais dedicadas á colaboração financeira do exterior.

E sua sede fica no mesmo local do GATT, seu surgimento está ligado diretamente com o Sistema de Bretton Woods de origem norte-americana que é uma conferência harmônica realizada nos EUA, em 1944, e que tem como criação o FMI e o Banco Mundial.

A OMC garante o acesso eqüitativo entre os países através de quatro mecanismos: o processo de adesão, os princípios, as rodadas de negociações comerciais e as soluções de controvérsias. Dentre suas principais funções atualmente, está o gerenciamento de acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, fatores de produção e do comércio de bens e serviços e a mais importante o sistema de resolução de divergências de opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (168.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com