TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de uma sociedade de responsabilidade limitada

Ensaio: Gestão de uma sociedade de responsabilidade limitada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Ensaio  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Uma sociedade limitada, formada por DOIS sócios, atua no ramo de mecânica. O nome empresarial adotado pelos sócios foi denominação social: "O Rei da lata Velha Ltda". A Junta Comercial impugnou o nome empresarial por inadequação às exigências legais para a formação da denominação social. Foi correta a decisão da Junta Comercial? Fundamente.

Resposta: Sim, pois falta a especificação do objeto social, deve-se colocar a principal atividade

Uma sociedade limitada - formada por quatro sócios – atua no ramo de alimentos orgânicos e hidropônicos. O nome empresarial adotado pelos sócios foi firma social: Vida Saudável Ltda. A Junta Comercial impugnou o nome empresarial por inadequação às exigências legais, tanto para a formação da firma social, quanto da denominação. Foi correta a decisão da Junta Comercial? Fundamente.

Resposta: A junta comercial agiu corretamente. A sociedade limitada pode adotar firma ou denominação. Se a sociedade limitada resolver adotar uma denominação social, utilizará um nome fantasia, ou seja, uma expressão qualquer, sendo permitido figurar nela o nome dos sócios. A denominação social deve, obrigatoriamente, indicar o ramo explorado, ou como nosso Código diz o "objeto social" (art. 1.158, § 2°), e ser seguido da expressão "Limitada", por extenso, ou abreviadamente, "Ltda.".

Marluce e João são sócios de uma sociedade limitada no ramo de restaurantes fast food’s. Marluce se encontra adoentada e deseja se retirar da sociedade. Pergunta-se: A sociedade limitada composta por dois sócios será extinta de pleno direito com a retirada de um deles?

RESPOSTA> NÃO, ELA NÃO SE EXTINGUE ATE O PRAZO DE 180 DIAS ,ART 1033 PODE SE MANER UM UNCO SOCIO, DEPIS RECOMPOR O QUADRO SOCIETÁRIO. AGORA TERIA OUTRAS POSSIBILIDADES DE UMA TRANSFORMAÇAO, POR EX, EM EIRELI OU EM EMPRESARIO INDIVIUAL, CASO NÃO SEJA RECOMPOSTO O QUADRO SOCIETÁRIO EM ATE 180 DIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com