TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão e automação das classes 1 e 2

Projeto de pesquisa: Gestão e automação das classes 1 e 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 10

[pic]

Amostra da Coleta de Dados de 100 eixos

Estatística

11 de outubro de 2012 - Taubaté/SP Eng. de Controle e Automação Turma 1° e 2º sem E

Índice

1-Introdução.................................................................................................................3

2 - Etapa 1.................................................................................................................... 3

3 - Etapa 2.................................................................................................................... 7

4 - Conclusão ............................................................................................................. 12

5 - Bibliografia........................................................................................................... 12

1 - Introdução

Nesta ATPS iremos demonstrar às etapas 1 e 2 correspondente a atividade prática supervisionada da disciplina de Projetos de Estatística, que visa o fornecer métodos para coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmo na tomada de decisões.

2 - Etapa 1

A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS.

A palavra Estatística foi cunhada pelo acadêmico alemão Gottfried Achenwall (1719-1772), que foi um notável continuador dos estudos de Hermann Conrig (1606-1681). Gottfried determinou os objetivos da Estatística e suas relações com as demais ciências.

A grosso modo podemos dividir a Estatística em três áreas:

• Estatística Descritiva

• Probabilidade

• Inferência Estatística

A Estatística Descritiva pode ser definida como um conjunto de técnicas destinadas a descrever e resumir dados, a fim de que possamos tirar conclusões a respeito de características de interesse.

A Probabilidade pode ser pensada como a teoria matemática utilizada para estudar a incerteza oriunda de fenômenos que envolvem o acaso.

Inferência Estatística é o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir de subconjuntos de valores, usualmente de dimensões muito menores.

O trabalho estatístico é um método científico, que consiste das cinco etapas básicas seguintes:

1- Coleta e crítica de dados

2- Tratamentos dos dados

3- Apresentações dos dados

4- Análise e interpretação dos resultados

5- Conclusão

Utilizando a estatística nas empresas. No mundo atual, a empresa é uma das vigas-mestra da economia dos povos. A direção de uma empresa é de qualquer tipo, incluindo as estatais e governamentais, exige de seu administrador a importante tarefa de tomar decisões, e o conhecimento e o uso da Estatística facilitaram seu tríplice trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa.

Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da estratégia a ser a dotada no empreendimento e, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da qualidade e da quantidade do produto e mesmo das possíveis lucros e/ou perdas.

O homem de hoje, em suas múltiplas atividades, lança mão de técnicas e processos estatísticos, e só estudando-os evitaremos o erro das generalizações apresentadas a respeito de tabelas e gráficos apresentados em jornais, revistas e televisão, freqüentemente cometidos quando se conhece apenas “por cima” um pouco de Estatística.

População e Amostras

Ao conjunto de entes portadores de, pelo menos, uma característica comum denominamos População estatística ou universo estatístico.

Esse termo refere-se não somente a uma coleção de indivíduos, mas também ao alvo sobre o qual reside nosso interesse. Assim, nossa população pode ser tanto todos os habitantes de Vila Velha, como todas as lâmpadas produzidas por uma fábrica em um certo período de tempo, ou todo o sangue no corpo de uma pessoa.

Vamos entender que, em Estatística, a palavra população tem significado muito mais amplo do que no vocabulário leigo. Para o estatístico, todos os valores que uma variável pode assumir, nos elementos de um conjunto, constitui uma população.

Uma amostra é um subconjunto finito de uma população.

Amostragem X Censo - Uma amostra usualmente envolve o estudo de uma parcela dos itens de uma população, enquanto que um censo requer o exame de todos os itens. Embora concentremos nossa atenção nas amostras, é conveniente considerar também a alternativa do censo.

Amostragem Probabilística - Uma amostragem será probabilística se todos os elementos da população tiverem probabilidade conhecida, e diferente de zero, de pertencer à amostra. Desta forma, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. Consideraremos aqui os seguintes planos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com