TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira e empresa

Tese: Gestão financeira e empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

1 Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.

No mercado de capitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.

Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenham muitas instituições em comum.

Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.

2 Administração financeira e empresa.

Introdução:

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar daforma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes,Planejamento e análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção derecursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre odesenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando osmelhores caminhos para a condução financeira da empresa.Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue ou a gasolina daempresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica,passando o oxigênio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivandoo lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz daentrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos,empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, queproporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.

Administração financeira cuida de planejamento, analise de investimentos, políticade crescimento, financiamento, contabilidade, etc.

(Lima Netto, 1978).

É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebramno terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência desuporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias deinformações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestãofinanceira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com