TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Girondinos

Por:   •  29/10/2015  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

Girondinos

Os girondinos eram um grupo, moderado durante o processo da Revolução Francesa onde seus integrantes faziam parte da burguesia francesa, eram chamados de girondinos porque faziam parte do partido político Gironda. Eles eram liderados por Jacques Pierre Brissot, os Girondinos faziam parte do terceiro estado juntos com os Jacobinos e Cordeliers.

Os Girondinos tinham como seus principais ideais era defender o processo da revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França após a queda do absolutismo, sendo contrário ao radicalismo defendidos pelos Jacobinos. Mesmo não sendo radicais, os girondinos reagiram com violência as medidas radicais que eram tomadas pelas jacobinos durante a convenção nacional, onde chegaram a promover perseguições, conspirações e até assassinatos de jacobinos.

Os girondinos eram a favor da liberdade das atividades econômicas sem grandes intervenções do governo, o grupo era a favor de um sistema republicano moderado e eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições e em 1975 implantaram o sistema de voto censitário na França.

Com a instituição do regime do Terror implantada pelos jacobinos os lideres girondinos foram eliminados em outubro de 1793, onde mais tarde em 1974 retomaram o controle da revolução após a prisão e execução do líder jacobino Robespierre.

Jacobinos

Os Jacobinos eram membros de um clube forma em 1789 que atuaram durante a revolução Francesa atuaram como um partido político durante o processo revolucionário, receberam esse nome porque o clube bretão depois sociedade dos amigos da constituição, reunirem-se no convento dos dominicanos ou jacobins.

Os Jacobinos eram formados por homens oriundos da pequena burguesia urbana, os jacobinos ficaram reconhecidos por seu republicanismo radical e pelo seu papel centralizador desempenhado pelo estado no processo revolucionário, os jacobinos eram apoiados por membros das classes populares parisienses onde estiveram à frente na instauração da república em 1792, sendo responsáveis pelas medidas extremas contra as classes altas da sociedade francesa , no período conhecido como o grande terror  entre 1973 e 1974.

Dentro dos processos revolucionários, o jacobinismo construiria um salto de qualidade para lançar os objetivos, uma pratica de radicalização e utilização de todos os meios disponíveis para isso. O jacobinismo foi umas das primeiras formas de organização partidária da época contemporânea onde o radicalismo revolucionário apoiado em grupos sociais populares como os sans-culottes atuavam de uma forma ditatorial de exercício de poder para atingir os objetivos também para caracterizar o jacobinismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com