TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quem foram os girondinos e jacobinos

Artigo: Quem foram os girondinos e jacobinos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Depois de cair , o governo monarco , a convenção nacional foi criada para elaborar um novo tipo de governo , os membros da nacional foram eleitos pelo voto universal masculino , e não com base na renda do cidadão.

Quem foram os girondinos e jacobinos ?

Foram dois grupos organizados pelo povo na época da revolução francesa, os jacobinos eram formados pelos mais pobres e os girondinos pela burguesia,ambas partes exigiam a morte do rei Luiz XIV (Seculo 16 )Logo após a vitoria contra a monarquia, elegeu-se as pressas uma nova convençãoO rei Luis XVI , acusado de traição à pátria , foi levado a julgamento . Os girondinos queriam absove-lo ; os jacobinos dfesejavam sua condenação . Após um mês de intensos debates , mais de 901 deputados da convenção declararam Luis XIV culpado.

nacional, isto é , uma assembleia encarregada de elaborar uma nova constituição.

Em janeiro de 1793 o rei Luis XIV foi executado em praça publica , sob uma chuva de aplausos dos populares. Uma mulher vestida de forma simples e com um rosto sofrido, entrou em uma loja. Se aproximou do dono e envergonhada perguntou se poderia levar alguns produtos e pagar depois. Com uma voz suave, ela explicou que seu marido estava muito doente e que não podia trabalhar, que tinham sete filhos e precisavam de alimentos.

O dono da loja, inflexível, pediu para que a mulher fosse embora. Porém, a mulher pensando em sua família continuou implorando: "Por favor senhor, eu pagarei assim que puder". O dono da loja negou dizendo que não poderia dar crédito para uma pessoa que ele não conhecia.

Perto da entrada da loja estava um cliente que escutou a conversa. O cliente se aproximou e disse ao dono que ele se responsabilizaria pelas compras da mulher, mas ele ignorou.

O dono da loja se virou para mulher e perguntou: "Você tem uma lista de compras?", ela respondeu "Sim senhor".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com