TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  22/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Damiana Rosa Santos de Souza

RA 1299105011

Atividade de Autodesenvolvimento

ANHANGUERA – CAMPUS SBC

2016

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Sociedade Midiática, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do TUTOR Marcelo Vacary

Anhanguera-Campus SBC

2016

[pic 3]

Sumario

1. Introdução                                                                                4

2. Descrição das definições de globalização:                              5

3. Definição de outsourcing                                                         7

4. Estudo do caso                                                                        8

5.Considerações Finais                                                               9

6.Referências Bibliográficas                                                      10

1. Introdução

 Este trabalho para detalhar ás definições da globalização, que hoje se torna um grande fenômeno mundial desde o final do século XX.

Vem se destacando, como um processo de globalização que atinge diferentes mercados, tanto de trabalho como entre pessoas e mercadorias. Com os avanços tecnológicos que aconteceu a partir da Revolução Industrial, fortalecendo o capitalismo e expandindo o fluxo comercial.

A globalização atinge mudanças ao longo da história da humanidade, como podemos observar cresceu tão rapidamente, que sua intensidade encurtou as distancias. A internet aproxima as pessoas em um espaço de tempo social, no entanto está sendo denominada “Aldeia Global”.

Assim, o comércio ganhou um grande aliado trazendo resultados imediatos, assim, os ciclos das mercadorias estão com um tempo cada vez menor. A clientela se torna mais exigente, para se tornar um diferencial o mercado acaba investindo em mão de obra terceirizada, como matéria prima exportada da china ou Japão que tem um preço bem aquecível.

Vamos observar também não só o contexto da globalização, como três empresas que ao serem globalizadas, teve êxito em sua gestão com conhecimentos das ferramentas de gestão e que obtiveram sucesso.

2. Descrição das definições de globalização:

 Conceito de globalização: é um processo que vem ocorrendo no mundo através do encurtamento das barreiras entre os países, principalmente pelos meios de comunicação e transporte. As suas mudanças são visíveis desde o século XX. Este fenômeno criou pontos em comuns na economia, cultura, política e social. Assim, tornando-se uma aldeia global.

Com a quebra da fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios.

Este fenômeno iniciou na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial.

Com o capitalismo e aos países desenvolvidos que estavam com seu mercado interno saturado, teriam que procurar saídas para expandir a comercialização desses produtos. Assim, as inovações tecnológicas e o incremento do fluxo comercial mundial, contribuíram com esses fatores para o fluxo da comercialização.

Um passo muito importante para importações e exportações teve como essencial o serviço dos transportes marítimos, trazendo um incremento no fluxo comercial. O transporte marítimo tem alta capacidade de carga, assim os produtos seriam distribuídos em varias partes do mundo.

Globalização na economia: com os surgimentos dos blocos econômicos- países que fomentaram as relações comerciais, por exemplo: MERCOSUL ou União Européia foi o resultado desse processo econômico.

Os países que compõem a BRICs que são considerados emergentes, com grandes economias geradas pelas exportações do mercado interno e cada vez, mas atuando na presença mundial.

Globalização na cultura: a principal diferença dos aspectos culturais e a globalização estão entre o local e o global. Hoje em dia o aumento do intercambio cultural entre pessoas de diversos países do mundo. Vem impulsionando a internet par ampliar a visão do mundo das pessoas, que passam a conhecer as realidades culturais e sociais. Um exemplo está no século XX sobre as canções do BEATLES. Ao redor do mundo milhões e milhões de pessoas conhecem pelo menos uma música do quarteto inglês de Liverpool. O grupo faz parte de um movimento cultural, que através do seu idioma, o rock popularizou mundialmente a língua inglesa.

Globalização na política: O conceito de Estado-Nação para poder entender que o fenômeno globalização da produção tende a enfraquecê-lo. A partir do avanço da empresas transnacionais e o intercambio profissional e produtivo que elas provocam entre os povos o Estado-Nação poderá desaparecer dentro de alguns anos. Assim, globalização está tornando uma nação única, ignorando as fronteiras que delimitam seus territórios.

3. Definição de outsourcing

O termo outsourcing é proveniente de uma palavra em inglês que significa fonte externa, representando a utilização de mão-de-obra de fora da organização para realizar atividades relacionadas da empresa sem que esta tenha a obrigação de controlar a mesma. Aqui no Brasil este termo também é conhecido como terceirização.

O outsourcing permite tantos recursos da organização tecnológicos como intelectuais. Assim, a terceirização como atividades mais gerais, como limpeza, segurança, e outros. O outsourcing tem como foco atuação as áreas mais estratégicas, como administrativa, financeira, contábil, tributária, recursos humanos, TI, sistema de informação e compras entre diversas.

Todo este processo vem para aumentar produtividade e principalmente sua competitividade no mercado.

Podemos citar algumas vantagens como a agilidade, controle e organização com funções subdivididas entre as empresas que prestam serviços terceirizados. Podemos citar as montadoras como GM, FORD e FIAT, que terceiriza a atividade meio da sua fabrica, para redução de custos no qual diminuem seus recolhimentos de tributos e gerando mais mão de obra qualificada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com