TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

Globalização: Vantagens e Desvantagens[1]

Resumo: Neste trabalho buscou-se analisar as conseqüências da globalização e os seus impactos sobre a sociedade. A metodologia utilizada foi a revisão integrada de literatura das obras “Teoria da administração” de Antonio Ribeiro de Lima (2003) e a “Iniciação à teoria das organizações” do autor Idalberto Chiavenato. O objetivo do trabalho é explanar os efeitos da globalização e as conseqüências negativas que ela pode causar na sociedade. A relevância do estudo é demonstrar que o processo de globalização está cada dia mais presente no mundo e suas conseqüências cada vez mais visíveis. Constatou-se que a globalização é um processo que pode ser muito vantajoso em alguns aspectos, oferecendo benefícios que colaboram para o crescimento e desenvolvimento dos países, trazendo inovação, qualidade e variedade em produtos ou serviços, mas também tem aspectos negativos que afetam a comunidade, como o desemprego, e exploração da mão de obra barata e a desigualdade social, cabe aos países saber identificar e investir nas oportunidades que surgem com o avanço da globalização e driblar os seus efeitos negativos para que eles não venham a causar grandes prejuízos para a sociedade e consequentemente afetar o desenvolvimento econômico e cultural da nação.

Palavra-Chave: Globalização, vantagens, conseqüências.


Abstract: This study aimed to analyze the consequences of globalization and its impact on society. The methodology used was a literature review of the integrated works "management theory" of Antonio Ribeiro de Lima (2003) and "Introduction to organizational theory" the author Idalberto Chiavenato. The objective is to explain the effects of globalization and the negative consequences it can have on society. The relevance of the study is to demonstrate that the process of globalization is increasingly present day worldwide and their increasingly visible consequences. It was found that globalization is a process that can be very advantageous in some respects, offering benefits that contribute to the growth and development of countries, bringing innovation, quality and variety in products or services, but also has negative aspects that affect the community such as unemployment, and exploitation of cheap labor and social inequality, it is for countries able to identify and invest in opportunities that come with advancing globalization and circumvent the negative effects so they do not come to cause major damage to society and thus affect the economic and cultural development of the nation.


Keywords: Globalization, advantages, consequences.

Introdução

A globalização é um processo em grande ascensão no mundo todo, seus efeitos podem ser muito vantajosos para a sociedade, já que permite o acesso a produtos de qualidade a preços diferenciados, o acesso a novos produtos e tecnologias, a diversidade de produtos e serviços, etc. Entretanto, apesar das inúmeras vantagens, esse processo também tem alguns aspectos negativos que podem trazer conseqüências desfavoráveis para a sociedade.

A globalização é um processo poderoso e capaz de ultrapassar o controle das nações, é um avanço econômico, tecnológico e cultural que está ocorrendo no mundo inteiro, ela pode ser extremamente invasiva, acarretando conflitos com os valores de cada nação.

Outro aspecto negativo é o desemprego que ela pode causar devido a induzir os países a buscar produzir onde a mão-de-obra é barata para que possa oferecer competitividade em seus produtos, já que a globalização permite o acesso a uma diversidade enorme de produtos de qualidade à preços mais acessíveis, obrigando as grandes organizações a procurar alternativas para reduzir os seus custos e se manter no mercado, mesmo diante de tanta concorrência, essa busca pela redução dos custos acaba ocasionando a eliminação de muitos postos de trabalho e, portanto, o desemprego estrutural.

A desigualdade social é outra conseqüência negativa da globalização, já que ela tende a se expandir mais em localidades mais desenvolvidas, beneficiando estas e prejudicando a regiões menos desenvolvidas economicamente, exemplo disso é que grandes investidores se retiram de um país que está passando por problemas econômicos, como uma crise, por exemplo, e passam a investir em nações mais promissoras, como os países super desenvolvidos.

Como a globalização é um processo em constante crescimento, as nações precisam se preparar para ela, buscando alternativas para driblar as conseqüências negativas e usufruir das vantagens oferecidas por ela para crescer e se desenvolver economicamente diante de um mundo tão competitivo.

REVISÃO DE LITERATURA

Os Efeitos da Globalização

        A globalização é uma mudança estrutural, política e econômica das sociedades. Ela tem muitas vantagens como o acesso a produtos com pecos diferenciados e de qualidade, o que ficaria mais restrito se esse processo, além disso, abrange, não só o comércio, mas também, áreas de telecomunicações, finanças e outras. O avanço da tecnologia teve um papel fundamental nas transações internacionais.

        No ponde de vista de Ribeiro (2003, p. 2), “a globalização é um avanço do processo de internacionalização econômica, social, cultural e política que está ocorrendo no mundo”, o processo de globalização envolve situações como a adoção de novas tecnologias, formação de blocos regionais como o Mercosul, o NAFTA e a união Européia, fatores de produção mais baratos, preços mais competitivos, maior oferta de produtos, etc.

Devido à integração que ocorre entre as economias dos países, mudanças em um país têm influência em todos os outros, pois há uma reação em cadeia sentida por todos. Quando um país tem problemas e se encontra economicamente instável, os investidores tendem a retirar deles seu investimento e colocá-los em países que apresentem retorno mais seguro, como os Estados Unidos, por exemplo. (RIBEIRO,2003, p.2)

        Ribeiro, em 2003, afirma também que um dos efeitos da globalização se dá sobre a classe assalariada, que acaba em uma situação desfavorável, já que o lema é produzir onde a mão de obra é barata e vender onde é cara, e os sindicatos não conseguem garantir o interesse de seus filiados. A crescente concorrência internacional obriga as empresas a cortar custos para conseguir oferecer preços menores para seus produtos, acarretando na eliminação dos postos de trabalho, gerando o desemprego estrutural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com