TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  19/4/2015  •  Dissertação  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O processo de globalização desde seu surgimento vem afetando diretamente o mercado econômico mundial como um todo, pode se dizer que gerou mudanças em toda rotina socioeconômica das pessoas e países trazendo benefícios em exportações e expansão de novos negócios, porém também desencadeou efeitos colaterais como aumento nas taxas de desemprego e o aumento da pobreza mundial principalmente nos países subdesenvolvidos. Hoje este é o grande desafio das grandes corporações em continuar com seu crescimento trazendo melhorias para países principalmente os subdesenvolvidos, mas com a preocupação de trazer melhores condições socioeconômicas, trazendo educação, emprego e principalmente não degradando o meio ambiente. Pode-se dizer que o efeito da globalização sobre a desigualdade social esta diretamente ligada ao desenvolvimento do país, onde as pessoas com melhor poder aquisitivo terá mais acesso a tecnologia, agilidade nas informações e maior capacidade de crescimento comparado as pessoas com menor capacidade financeira ou nenhuma, em sua maioria sobrevive ao custeio do governo não tendo a oportunidade de crescimento com melhores condições econômicas, com acesso a educação, saneamento básico ou nem mesmo a alimentação.
  2. Assim citado anteriormente a globalização no seu inicio trouxe muitos benefícios, principalmente a abertura do comércio a nível mundial. Contudo as empresas tiveram que se adaptar, isso resultou em um grande aumento de produção e concorrência de produtos de todos os tipos em todo mundo. Este movimento fez com que os mercados se aquecessem aumentando assim o crescimento dos países, principalmente os pioneiros que aderiram e se adaptaram a globalização. Porém todo processo de mudança gera consequências e principalmente falando em crescimento. Logo o mercado percebeu que para ter melhor competitividade era preciso ter melhores preços com baixo custo de produção. Daí entra a tecnologia que traz estes resultados mesmo com investimentos muitas vezes altíssimos, porém resultando na diminuição principalmente de empregos. De fato é inevitável o controle destes crescimentos gerados pela globalização, que por um lado trazem grandes benefícios às empresas melhorando seus lucros e condições aos seus funcionários e de outro obriga as pessoas a se capacitarem cada vez mais para conseguir manter-se sempre atualizadas evitando assim o aumento no índice de desemprego nos países.
  3. Vou citar 2 estratégias voltadas ao meus segmento que é perceptível os resultados alcançados;
  1. Primeiro temos a unificação do produto em escala mundial, por exemplo: O veículo que é produzido em seu país de origem será produzido e comercializado em todos os outros países tornando-se um produto exclusivo a nível mundial com melhor tecnologia e benefícios. Isso irá trazer uma produção mais consolidada não dependendo do seu mercado local mantendo a economia e empregabilidade do país que será produzido. Esse modelo inicialmente foi utilizado pela Ford sendo iniciado em meados dos anos 2000 e finalizado agora com seus produtos totalmente globalizados.
  2. O segundo é a terceirização principalmente de insumos indiretos, como tecnologia de informação, logística, benefícios entre outros. Com este movimento pode-se gerar uma economia mantendo a empregabilidade, pois a corporação deixa de ter o setor sobre responsabilidade da empresa na maioria das vezes com custos altos devido salários, estrutura, espaço fisíco ou até mesmo ociosidade e contrata empresas que se responsabilizam em manter a mesma qualidade, porém com menores custos devido a não exclusividade no atendimento podendo atender várias empresas simultaneamente gerando mais empregos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com