TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento,

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

Neste trabalho desenvolverei texto sobre a globalização, explicando um pouco sua origem e suas características e o impacto que ela faz para s países e suas empresas.

Globalização

A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Assim gerando no mundo inteiro uma interação, de diversas formas sejam através de empresas, governantes, pessoas comuns. Esse processo facilita compra de produtos, viagens, passam informações de acontecimentos no mundo inteiro. A globalização nada mais é do que o mundo conectado, assim os países cada vez mais estão mudando suas culturas, ou pelo menos conhecendo culturas diferentes das habituais da região. Através da globalização, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

Existe um conceito chamado Aldeia Global que nada mais é do que uma conexão global que deixa o mundo mais acessível a todos, pois encurta a distancias das culturas em todo o mundo, além de o mundo inteiro saber da situação econômica do seu país. Assim facilita o investimento das multinacionais em países diversos.

Não se sabe exatamente ao certo quando a globalização se iniciou, porém, onde ela mais teve evidencias inicialmente foi na Europa. Com os países começando as descobertas marítimas, os navegadores começaram a expandir o mundo e conhecer novos lugares, nessa época eles começaram a ter relações com novas culturas e começaram a trocar internacionalmente as mercadorias que conquistaram na América.

Mas a globalização efetivou-se recentemente, com a queda do socialismo. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.

A globalização se caracteriza como uma mistura de culturas e economias através das empresas e governos, além das redes sociais através da internet. As empresas procuram mercados em países que a mão-de-obra é mais barata, para os gastos serem menores com produção, mas também procuram comercializar seus produtos nos países que atuam isso gera para a economia dos países grandes lucros, por isso o governo geralmente incentiva a entrada de multinacionais em seus territórios, gera empregos e produtos para o País.

A globalização extrapola as relações econômicas e financeiras, Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as ideias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar.

A globalização tem seus pontos bons e ruins, apesar de ser algo hoje em dia inevitável, pois com a internet o mundo está conectado, assim as empresas de grandes nações já desenvolvidas não precisam de tanto esforço para venderem seus produtos. Isso é bom porque as empresas permitem que todos possam ter acesso a todo tipo de produto, mas geralmente toda riqueza fica concentrada nos países mais desenvolvidos assim os países subdesenvolvidos vão ficando cada vez mais pobres e as grandes nações cada vez mais ricas junto com suas empresas. Apesar da troca de culturas e o acesso do povo a produtos importados e geração de empregos e o desenvolvimento de alguns países fica dificultado pois o dinheiro gira em torno dos países mais ricos.

Outsourcing

Outsourcing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com