TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  19/10/2015  •  Bibliografia  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Neste trabalho serão abordadas os assusto sobre a globalização e internacionalização de empresa; desenvolvendo estudos científicos com auxilio de respectivos autores, que fazem parte em obras de livros importantes para analisar e compreender melhor o tema discutido nesse trabalho. Esse tema traz um debate e discussão que vem travando em vários campos de atuação do conhecimento entre eles na administração.

Globalização

Transformando o grande planeta terra em um pequeno local concentrado na palma de nossas mãos, a globalização teve grade impulso com o apoio da tecnologia, atingindo e criando integração entre culturas, sociedades, economias e políticas. Muitos estudiosos afirmam que a globalização se iniciou nos tempos modernos, mas há controversas.

 Processo Histórico

        Segundo estudiosos o processo de globalização se iniciou com as missões de europeias por descobertas de “novos mundos”, mas no século XIX deve-se levar em consideração como um marco para globalização com a chegada de novos transportes e meios de comunicação. Os Estados Unidos, em meio a II Guerra Mundial, criaram programa de notícias que transmitia em 14 países através do rádio, assim começa a surgir os primeiros sintomas da globalização. Estes sintomas, após a II Guerra Mundial, transformaram-se em caminho para que os países que participaram da guerra, tanto os países vitoriosos quanto os devastados, chegaram à conclusão de que, de algum modo, era necessário a aproximação das nações, um modo sugestionado foi a criação de um mecanismo diplomático, assim nasce as Nações Unidas. Outro grande exemplo é a criação do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Revolução Industrial Pós-Guerra

Alguns benefícios foram criados com a guerra, porém os países da Europa

começaram a disputar entre outras potencias industriais, com a máxima produção muitos sindicatos iniciam uma ideologia socialista e comunista, em contra partida outra parte inicia a ideologia reformista e inclinando-se as tradições religiosas. Contando com o apoio da globalização a Organização Internacional do Trabalho é criada em 1919, um dos mais antigos sistemas de organização, onde envolviam governos, trabalhadores e empregadores para acordos de bens comuns.

Bretton Woods

Entre os países mais industrializados do mundo é criado um sistema que cria regras para as relações comerciais e financeiras. O sistema batizado de Bretton Woods, foi criado em 1944, no Hotel Mount Washington, em Bretton Woods. Nesta conferencia foram criados sistemas para a integração econômicas para todos os países, um desses sistemas foi o FMI (Fundo Monetário Internacional), esta organização compõe 188 países, trabalhando para a estabilização monetária mundial, com estabilidade financeira, facilitar o comercio internacional, entre outros objetivos.

Com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, e após a Segunda Guerra Mundial os países organização para a conferencia e criação do Sistema Bretton Woods, nesta conferência, com órgão de fiscalização o FMI, surge o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e também a Organização Internacional de Comercio (OIC). Caso haja desequilíbrio na balança de pagamentos, o FMI concede empréstimos, além de fiscalizar as taxas de câmbios contidas entre os países.

Efeitos sobre as empresas e nações

Os efeitos causados em determinada região dependendo de como esta região está se relacionando ao mundo, mas de forma geral, a globalização atingi a sociedade, o comercio, a liberdade de movimentação com diferentes intensidades, mas se utilizando, principalmente, os meios de comunicação. São evidentes os efeitos da globalização na indústria e no comercio, como exemplo a criação de um único produto desenvolvido por varia empresas de qualquer região do mundo, onde cada empresa cria e desenvolve uma parte do produto, assim reduzindo custos e criando mais vantagens competitivas. A capacidade do ser humano processar inúmeras informações agrega cada vez mais valor ao seu trabalho e o meio que vive, gerando mais informações sendo transmitidas em sua sociedade e também exercitando o raciocino e a reflexão. Mas muitos acadêmicos notam que a globalização não traz por si só estes benefícios, se faz necessário a atuação de um governo pró ativo quanto a este assinto.

Segundo o cientista Samuel P. Hustington “enxerga a globalização como processo de expansão da cultura ocidental e do sistema capitalista sobre os demais modos de vida e de produção do mundo, que conduza inevitavelmente a um choque de civilizações”, analisando esta colocação outro aspecto negativos é a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, qualquer fenômeno que ocorre em determinada região, também atinge todos os outros países. Mas como aspecto positivo apresenta o grande desenvolvimento entre as inovações.

 Internacionalização

A internacionalização apresenta consigo um bate-boca constante sobre a inclusão de empresas sem investimento estrangeiro direto. Cintra e Mourão (2005) determinaram internacionalização como o método de ponto de vista do planejamento estratégico e sua respectiva implementação, para que uma empresa passe a atuar em outros países desiguais daquele no qual está atualmente instalada. Agir em outros países exclui atividades internacionais básicas como a exportação ou importação, comando atividade seguida com mercados externos onde permanecer envolvida com a movimentação de fatores de produção, estabelecimento de parcerias, constituição de franquias.

Mariotto (2007) descreve como internacionalização a primeira relação vivenciada por uma empresa acontece por meio de uma importação ou exportação. A partir do andamento em que há uma primeira aquisição direta em instalações férteis no exterior, a empresa se torna uma multinacional. O autor descreve ainda internacionalização como uma série de aprendizados no qual a empresa contrai conhecimento do mercado externo ao longo do tempo.

Rubim (2004) internacionalização é uma tecnologia crescente e continuada de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países.

Segundo Guilhoto (2001), as negociações internacionais é uma atividade que permanência para ir ao choque com as necessidades e cobiças dos consumidores globais e dar às empresas a oportunidade de aumentar a seu desempenho em múltiplos mercados.

Vantagem e desvantagem da internacionalização

FRANCISCHINI (2009) descreve como principal agente das grandes empresas internacionalizarem, a conservação das taxas de crescimento já obtidas internamente. A autora destaca ainda as seguintes motivações e vantagem para a internacionalização de empresas que Busca por Liderança Global é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com