TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização e Suas Definições

Por:   •  6/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento Econômico

Globalização e suas definições

         A globalização se denomina assim por ser  um processo econômico integrado entre  países, e  pessoas do mundo todo. Teve inicio quando povos primitivos passaram a explorar o ambiente em que viviam. No século XV os europeus viajavam pelos mares a fim de ligar Oriente e Ocidente; outro fato histórico que evidenciou a globalização foi a Revolução Industrial, pois permitiu o avanço de países industrializados sobre o restante do mundo.

 Assim, a globalização rapidamente passou a ser associada aos aspectos financeiros sem fronteiras, resultando em aumento das trocas internacionais de mercadorias; da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação. 
É um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, em que os governos e as empresas trocam idéias. Sua principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais.

A globalização definiu para o mundo uma nova visão do espaço geográfico, impactando todo o mundo, aumentando diferenças entre os países desenvolvidos e os que caminhavam ao desenvolvimento. Com isso, gera expansão do capitalismo, onde é possível realizar transações financeiras, expandir empreendimentos, em      conseqüência  :uma  expansão, resultando em  aumento de competitividade.

Fenômeno de outsourcing

Outsourcing ser define como: a transferência de atividades ou processos de diferentes funções para outras organizações. Quando uma empresa busca  para a sua   mão-de-obra, pessoas de fora, ou seja, terceirizada.

Uma das principais características focada no cenário atual dos negócios é a necessidade das organizações de atuarem de forma competitiva.  Em contra partida existe, o outsourcing ferramenta ideal para ser usada para obter essa vantagem competitiva.

A utilização  pelas empresas está se dando de forma gradativa. Trata-se de uma inovação na categoria de serviços, para os negócios caminharem de forma eficiente,eficaz ,garantindo a rentabilidade das organizações.                                             Muito utilizada pelo setor publico, mas esta se inserindo aos poucos nas instituições privadas ,sempre utilizada como forma de uma ferramenta estratégica,visando resultados de ganhos  em custos.

Inicialmente são utilizadas em: manutenção, serviços gerais, limpeza e segurança,com exceção a algumas organizações que já inovam com  a pratica nos serviços de informação, assessoria e consultoria.

Conforme os pesquisados, a terceirização permite que as empresas atuem de forma competitiva, no momento em que tira de suas obrigações as atividades que estão fora de suas competências ou objetivos de negócio, mantendo o foco no seu principal objeto de trabalho, sem abrir mão da qualidade de todos os outros serviços necessários,(são funções de apoio, importantes para que a empresa caminhe rumo ao cumprimento de seus objetivos).

Resultando em Maior eficiência e qualidade no trabalho e o crescimento acelerado, a terceirização é uma das maneiras que permite  aumentar sua eficiência e produzir mais. Já os trabalhadores são diretamente atingindo com esse crescimento na demanda da terceirização, existem estudos já apresentados mostrando que os trabalhadores terceirizados tem a remuneração menor do que o contratado,assim como os benefícios a serem utilizados. Eles trabalham no mesmo espaço (e até nas mesmas atividades) dos funcionários próprios da empresa contratante, mas sem o mesmo nível salarial, nem a mesma capacitação, nem mesmo os equipamentos e programas de segurança.

Empresa Pesquisada

Estudo de caso, Demonstrando como ela se expandiu além de suas fronteiras, como e por que pode ser considerada uma marca global

Samsung Electronics

Em 1963, a Samsung abriu a sua primeira loja de departamentos Shinsegae em Seul.  Alguns anos depois, em 1966, foi fundada a Joong-Ang Development, hoje conhecida como Samsung Everland, que trabalha basicamente com desenvolvimento voltado para o entretenimento.

A Samsung como conhecemos hoje começou a se formar em 1969, com o estabelecimento da Samsung-Sanyo Electronics, que foi rebatizada como Samsung Electro-Mechanics em março de 1975 e fundida com a Samsung Electronics em março de 1977.

 O primeiro resultado da nova companhia se viu com o início da produção de TVs em preto e branco durante a década de 1970, a Samsung estabeleceu a base estratégica para o crescimento futuro, investindo nas indústrias pesadas, química e petroquímica.             Nesse período, a empresa também procurou melhorar a sua posição competitiva na indústria têxtil mundial, integrando os seus processos de fabricação, desde a matéria-prima até o produto final. Como resultado, diversas empresas novas foram criadas, entre elas a Samsung Heavy Industries Company, em 1974, a Samsung Shipbuilding e a Samsung Precision Company (agora Samsung Techwin), em 1977.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (348 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com