TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário de estatistica

Por:   •  30/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Fases do método estatístico é o reconhecimento inicial do estudo da estatística, a fase do método estatístico e como um processo de passos a ser seguido para se ter êxito no que se observam esses passos é a definição do problema, o planejamento para o processo de resolução do problema, coletas dos dados a ser observada, organização de dados observados, apresentação e analise e interpretação dos resultados.

Organização dos dados refere se a organização dos dados coletados isso é o agrupamento das fases dos processos de estatísticas como:

 Definição do problema, saber exatamente o que se pretende pesquisar, e definir corretamente o problema.

 Planejamento, como colher as informações? Que dados deverão ser obtidos? Qual o levantamento a ser utilizado? Censitário ou por amostragem? O cronograma das atividades?

 Coletas de dados, o registro sistemático dos dados coletados, com o objetivo determinado.

Variável qualitativa nominal refere se as observações relacionadas a atributos que não apresentam estrutura numérica, nem uma hierarquia ou ordenamento. Como naturalidade, sexo, estado civil.

Variável qualitativa ordinal são as características que não possuem valores quantitativos, mas, são definidas por várias categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. Podem ser ordinais onde existe uma ordenação entre as categorias. Como escolaridade (1o, 2o, 3o graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,..., dezembro).

Variável quantitativa discreta refere-se a uma característica a qual atribuir valores numéricos, algo que pode ser contado, estrutura numérica que estão associadas a valores fixos, números inteiros e positivos: como quantas pessoas têm a sua família? 4.

Variável quantitativa contínua refere se a valores numéricos que podem adquirir qualquer valor dentro de um determinado intervalo, exemplos, peso de funcionários de uma prefeitura, idade, altura.

Amostragem refere se há necessidade de conhecer a população de eleitores, por exemplo, mas não quer contar toda ela, para isso escolhe uma pequena parte dessa população para ser sua representante devendo tomar cuidado para que essa parte possa representar de forma coesa toda a população mostrando sua real característica.

Censo é o conjunto de dados da população de um determinado país ou cidade para saber sua característica como quantidade de habitantes, sexo, escolaridade, profissão, etnias, classe social, estado civil ente outras.

Amostragem aleatória simples refere se a um conjunto de indivíduos selecionado totalmente ao acaso a partir de um conjunto maior, por um processo que garanta que todos os indivíduos têm a mesma probabilidade de ser escolhidos

Amostragem aleatória estratificada refere se quando a variável de interesse apresenta uma heterogeneidade na população essa heterogeneidade permite a identificação de grupos homogêneos, você pode dividir a população em grupos (estratos) e fazer uma amostragem dentro de cada estrato, garantindo assim a representatividade de cada estrato na amostra. Como, a faixa salarial, o nível de escolaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com