TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS BIOQUIMICOS E FISICO-QUÍMICOS DE HORMÔNIOS FEMININOS ENCONTRADOS EM ÁGUAS DO RIO PARAIBA DO SUL.

Por:   •  29/6/2019  •  Monografia  •  5.250 Palavras (21 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 21

 [pic 1]

      INSTITUTO DE ENSINO JOSÉ RODRIGUES DA SILVA

      CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS[pic 2]

ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS BIOQUIMICOS E FISICO-QUÍMICOS DE HORMÔNIOS FEMININOS ENCONTRADOS EM ÁGUAS DO RIO PARAIBA DO SUL.

        

NOMES: LUCIENE CIBELE[pic 3]

Volta Redonda

2019


        [pic 4]

                   INSTITUTO DE ENSINO JOSÉ RODRIGUES DA SILVA

                 CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLINICA

   

ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS BIOQUIMICOS E FISICO-QUÍMICOS DE HORMÔNIOS FEMININOS ENCONTRADOS EM ÁGUAS DO RIO PARAIBA DO SUL.

NOMES: LUCIENE CIBELE[pic 5]

[pic 6]

Volta Redonda

2019

INSTITUTO DE ENSINO JOSÉ RODRIGUES DA SILVA[pic 7]

CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS

ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DADOS BIOQUIMICOS E FISICO-QUÍMICOS DE HORMÔNIOS FEMININOS ENCONTRADOS EM ÁGUAS DO RIO PARAIBA DO SUL.

NOMES: LUCIENE CIBELE[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

                     

Volta Redonda

2019

        

.[pic 11]

[pic 12]

        

[pic 13]

RESUMO:

Devido ao aumento na quantidade de anticoncepcionais usados nas últimas décadas pelas mulheres, foi possível observar um aumento de hormônios sexuais femininos nos despejos domésticos. Esses compostos são classificados em uma nova classe de poluentes, os chamados poluentes emergentes.

Esses poluentes possuem carência de dados em relação à avaliação dos seus efeitos, assim como conhecimento de suas fontes, o comportamento no ambiente e níveis tóxicos de concentração.

Este trabalho será para determinar a concentração de hormônios sexuais femininos nas águas dos córregos Brandão e Cachoeirinha que desembocam no Rio Paraíba do Sul.

Com isso será possível perceber a influência antrópica na região, pelos principalmente resultados significativos para os quatro tipos de hormônios estrogênios analisados de 17β-estradiol, 17α-etinilestradiol, estriol e estrona, onde estatisticamente iremos comparar dados seguros.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO___________________________________________________________________09

2- JUSTIFICATIVA_________________________________________________________________ 10

3- OBJETIVOS____________________________________________________________________ 11

4 - POLUENTES EMERGENTES e QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PARAIBA DO SUL_______ 12

4.1- INTERFERENTES ENDÓCRINOS_________________________________________________13

4.2- INTERAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE__________________________________________14

4.3- EFEITOS AOS SERES HUMANOS E AO MEIO AMBIENTE____________________________18

5- LOCALIZAÇÕES DA COLETA DAS AMOSTRAS PARA AS ANÁLISES__________________ 19

6- MATERIAIS E MÉTODOS_________________________________________________________ 20

7- CONCLUSÃO__________________________________________________________________27

8- BIBLIOGRAFIA________________________________________________________________28

9- ANEXOS DE FOTO_____________________________________________________________ 29

  1. INTRODUÇÃO:[pic 14]

O objetivo desse TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é apresentar dados estatísticos através de Análises bioquímicas  físico-químicas DE HORMÔNIOS FEMININOS ENCONTRADOS EM ÁGUAS DO RIO PARAIBA DO SUL e despertar a atentar de forma acadêmica os riscos que podem provocar tanto nos seres humanos e seres aquáticos, mesmo que a água esteja tratada pelas estações de tratamento sendo própria para o consumo da população de Volta Redonda. Uma vez que os produtos adicionados na água devido a sua constante dissolução, eleva a mesma ser chamada de solvente universal.

Logo entendemos que alguns elementos químicos, bem como os hormônios estão presentes em urina, através de vários medicamentos um exemplo é o anticoncepcional.

Devido esses elementos bioquímicos ser encontradas na água vem preocupando alguns especialistas e cientistas, inclusive através de uma fonte de pesquisa, realizada, explica um professor Dr. Paulo Augusto Raymundo Pereira, do instituto de física de São Carlos (IFSC/USP). Mesmo sendo uma concentração baixa de hormônio encontrado na água, pode sim afetar a saúde e a vida dos seres humanos e aquáticos.

  1. JUSTIFICATIVA:

Anualmente milhares de toneladas de esgotos sólidos e líquidos são jogados em todo o mundo, provenientes de diversas origens, como por exemplo, domésticos, públicos, de serviços de saúde, industriais, construções civis e etc. A disposição destes resíduos exige cuidados específicos, uma vez que no processo de decomposição dos resíduos sólidos e líquidos ocorre a liberação de lixiviado e é necessário um controle deste, de modo a evitar sua percolação no solo e, consequentemente, a contaminação de águas superficiais e subterrâneas.

Nos aterros sanitários ficam os sistemas de disposição final de resíduos bastante utilizados no país e no mundo. Portanto, o lixiviado contém em sua composição uma diversidade de substâncias tóxicas e altamente poluentes, tornando seu tratamento difícil e caro. Sendo assim, a fim de solucionar a dificuldade de tratamento do lixo, uma alternativa encontrada foi misturar parte do mesmo no esgoto sanitário para tratamento em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Esta medida é conhecida como tratamento combinado (ou cotratamento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com