TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governo Dilma e o Macroambiente

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Teorias da Administração I

Nome da Atividade: AD01 Exercício 04/05

Aluno: Bruno Eustáquio L. Pereira

Polo: Campo Grande                Matrícula: 15113110166

  1. Resposta

        

        O governo da Dilma, diferente da promessa de anular o déficit nominal ao final do seu primeiro mandato, terminou seus primeiros quatro anos com um rombo das contas públicas superior se comparado ao início do seu governo. O desequilíbrio fiscal foi ocasionado, principalmente, pelo desmazelo nos gastos públicos com a intenção de acelerar o PIB, despesas do governo com empréstimos para honrar compromissos rotineiros e com investimentos públicos, reduções de  impostos de anos anteriores e distribuição de benefícios fiscais, isso aliado ao decréscimo dos níveis de investimentos devido a percepção da corrupção.

        As opções previstas para 2015 na intenção de retornar a confiança na economia não são populares: aumento de impostos, elevação da taxa de juros e ainda o corte dos gastos públicos, como por exemplo, o corte nas verbas de todos os ministérios. Vale destacar que o Ministério da Educação foi o mais atingido sendo, informado em campanha como prioridade do governo no segundo mandato, ou seja, o trabalho primordial do novo mandato da Dilma será tentar reequilibrar as contas públicas.

        Por trabalhar em uma empresa pública, no ramo de infraestrutura, administradora de aeroportos, percebo todos os efeitos do macroambiente. Irei apresentá-los abaixo:

  • Legal/Político: Legislações e políticas que afetam a empresa. Exemplificando, em janeiro, houve impacto considerável no preço da energia. Podemos dizer que esse aumento é reflexo da MP 579 de 2012 que renovou as concessões de energia elétrica, reduzindo o valor das tarifas, sucateando o setor energético. O aumento da tarifa de energia afeta todo os setores de consumo de energia elétrica (industriais, comerciais e residenciais).
  • Econômico: São fatores que devem ser analisados para minimizar as perdas e vislumbrar oportunidades. Um impacto considerável em um aeroporto é a flutuação da renda da população, se houver um acréscimo da renda, aumentará a demanda por passagens aéreas,  arrecadando uma quantia maior de taxa de embarque.
  • Sociocultural: As mudanças socioculturais e a própria regionalidade dos consumidores influenciam uma organização a produzir determinado produto ou oferecer algum tipo de serviço. O Rio de Janeiro por ser um ponto turístico mundial, recebe milhares de visitantes por ano e os aeroportos são amplamente utilizados, principalmente durante o verão. O turismo é um fator que favorece uma maior demanda por passagens aéreas.
  • Tecnológico: Para não perder concorrência, as organizações devem acompanhar as evoluções tecnológicas com o objetivo de melhorar os serviços e produtos. Um exemplo do fator tecnológico, no caso específico da Infraero, foi a criação do aplicativo para Smartphone Voos Online. Ele informa a situação dos voos por aeroporto, possui uma versão eletrônica do Guia do Passageiro onde o usuário pode visualizar seus direitos e deveres e o papel de todos os integrantes do setor aéreo. O aplicativo é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente.
  • Internacional: São fatores econômicos, sociais ou políticos que afetam as organizações. Em relação aos aeroportos, um exemplo claro de influência internacional foi o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) que além de reduzir as tarifas alfandegárias, dispensou a exigência de passaporte de turistas nascidos nos países que compõe o acordo. Tal tratado ampliou a demanda por passagens áreas dos nativos dos países que compõe o Mercosul.

  1. Bibliografia
  • TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves; MARQUES, Neiva de Araújo. Teorias da Administração I. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC;[Brasília]:CAPES:UAB, 2009. 170p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com