TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Macroeconômica Do Governo Dilma (2011 E 2012)

Trabalho Universitário: A Gestão Macroeconômica Do Governo Dilma (2011 E 2012). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 2

EFICIÊNCIA DA POLÍTICA FISCAL

Política fiscal é a manipulação, por parte do governo, da demanda agregada através de 3 instrumentos: gasto público, tributação e transferências.

Quando o objetivo é um aumento da demanda adregada a política é expansionista. Nesse caso o governo deve aumentar gastos, diminuir impostos e aumentar as transferências.

A política analisada será expansionista de gasto público. Nesse caso o governo aumenta os gastos, levando a um aumento do nível de renda através do multiplicador de despesas.

A inclinação da LM é inversamente proporcional à eficiência da politica fiscal e a elasticidade da LM é diretamente proporcional à eficiência da politica fiscal. Logo, quanto menos inclinada e mais elástica a LM, mais eficiente é a política fiscal.

ECONOMIA EM DEPRESSÃO – ÁREA KEYNESIANA

A pretensão do governo é aumentar o nível de renda através do aumento dos gastos, que provoca o deslocamento da IS para direita numa proporção ∆Y=Md. ∆G.

Nesse caso a política fiscal é totalmente eficiente, a renda aumenta e a taxa de juros permanece a mesma.

Conclusões: quanto menor o nível de emprego e o nível de renda, mais eficiente é a politica fiscal. A inclinação da LM na área keynesiana é zero. A elasticidade juro da renda da LM.

ECONOMIA NA ÁREA INTERMEDIÁRIA

A política fiscal é parcialmente eficiente. O que prejudicou a eficiência da politica fiscal foi o aumento da taxa de juros, ocasionando um deslocamento da IS para a direita. O aumento do gasto público elevou a taxa de juros. A variável mais importante que depende da taxa de juros é o investimento planejado, então, o aumento da taxa de juros reduz o investimento. Essa queda prejudica a eficiência da politica fiscal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com