TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravadora x Associação Moradores

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE NITERÓI - UNIAN

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

1º BIMESTRE

• TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

• GESTÃO DO CONHECIMENTO

• DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ERICK CALEGÁRIO PLEP

RA - 2856141288

DESAFIO PROFISSIONAL

GRAVADORA DE MÚSICAS X ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

TUTOR - EAD: TÂNIA REGINA B. BENITES

NITERÓI - RJ 25/05/2015

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................3

1- Conflitos da Negociação.................................................................................4

2- Estilos, características e táticas dos negociadores..........................................4

3- Análise da situação e planejamento................................................................5

4- Variáveis dos colabores..................................................................................7

5- Prévia da Negociação.....................................................................................8

6- Proposta final..................................................................................................9

7- Conclusão......................................................................................................11

8- Referências Bibliográficas............................................................................12

INTRODUÇÃO

O objetivo do Desafio Profissional é de apresentar alguns aspectos fundamentais para a compreensão das técnicas de negociação e comportamento organizacional, tomando por base os princípios estudados até então.

Este estudo refere-se à relação entre uma Gravadora de Músicas X Associação de Moradores. Tal relação é estendida por manifestação e conflitos, junto à Prefeitura local.

De um lado a gravadora querendo se instalar na cidade e investir em melhorias na região, trazendo um progresso contínuo ao local escolhido e ampliar seus negócios.

Do outro lado a Associação de Moradores, manifesta sua insatisfação junto a Prefeitura da cidade e solicita que a mesma impeça as novas instalações, alegando a perturbação e a segurança dos mesmos.

Nesse contexto, se faz necessário buscar um consenso, tendo assim, uma negociação sistêmica, através de negociadores visando um planejamento harmônico, para que sejam beneficiadas ambas as partes, a corrente do planejamento sistêmico tornará uma visão mais abrangente na negociação. Apresentando uma abordagem, considerada fundamental para uma relação mais duradoura.

1- Gravadora X Associação de moradores

Uma gravadora de música de grande porte deseja se instalar em uma cidade do interior de São Paulo, devido a vários fatores, como logística, ambientação e custos. Mas quando os moradores do bairro souberam da notícia, entraram com um pedido junto à prefeitura, para impedir as instalações, alegando que a mesma vai gerar muitos transtornos para a população local, devido ao barulho, e afetara também a segurança pois haverá uma grande movimentação de veículos e artistas. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo. A gravadora deverá apresentar uma proposta de negociação, e terá o prazo de quarenta e cinco dias para apresenta-la, com uma reunião prévia em 20 dias, para a apresentação das primeiras propostas. A prefeitura fará um acompanhamento das negociações, para decidir se a gravadora poderá ou não prosseguir com a obra. O gerente de negociações, Sr. Jorge Andrade porta voz do CEO da gravadora, foi designado a dar início às negociações. O representante escolhido pelos moradores foi o Sr. Carlos Henrique, que é líder da associação de moradores e ficará responsável por negociar com a gravadora, ele iniciou a coleta de informações, com o objetivo de apresenta-las na reunião previa. Cada uma das partes irá apresentar e defender seus pontos de vista, e se necessário apresentar uma contraproposta.

O bairro tem apenas cinco anos de formação, ainda necessita de algumas melhorias, bem como iluminação, sinalização, áreas de esporte e lazer e viabilização de retornos, pois fica as margens de uma rodovia estadual.

2- Perfil e informações de ambas as partes

O porta-voz da gravadora, Sr. Jorge Andrade possui formação em Estratégias de negócios e experiência em negociar em meio a conflitos. Seu objetivo é obter a liberação para construção do empreendimento, ele alega que o progresso é inevitável, e garante que a instalação da gravadora trará melhorias ao bairro. Seu estilo de negociação pode ser caracterizado como confrontador, que segundo SPARKS. D. B.,1992 “resulta da combinação entre impulso para confiança e impulso para controle. Os negociadores do estilo confrontador procuram a equidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com