TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grim Entretenimento

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 7

Matriz de atividade individual*

Módulo: 3

Atividade: 7.2

Título: Caso da Grim Entretenimento Ltda.

Aluno: Gustavo Silva Bordoni da Costa

Disciplina: Gestão Estratégica

Turma: Gestão estratégica-05-15

Introdução

A empresa GRIM Entretenimento S.A., já com 12 anos de mercado, é considerada a líder absoluta do segmento de entretenimento do país. Esse título foi conquistado devido a estratégias ousadas e inovações constantes, assim adquirindo um lugar de destaque e pouca concorrência com o passar do tempo. Atualmente está passando por uma crise devido a novos fortes concorrentes e falta de preparo com atualizações e inovações do mercado.

Situação da Grim Entretenimento S.A.

Os vários anos como líder do mercado deixaram os diretores cômodos em suas posições de superioridade, sem ao menos pensar em elaborar uma estratégia competitiva para a situação não sair de controle, isso poderia ter sido feito através de um estudo de novas tecnologias/inovações e atualizações do mercado; e principalmente sobre a condição atual e projeção futura de seus concorrentes.

Devido a esta completa falta de preparo e inexperiência com crises causada pelo comodismo dos diretores, a concorrência conseguiu se igualar ou até ultrapassar a GRIM, cortes orçamentários precisaram ser feitos e muita pressão começou a ser exercida sobre os vários departamentos. A forma encontrada para fazer os cortes foram demissões e rodízios de funcionários, o que causou um descontentamento geral e falta de motivação por parte dos funcionários.

A empresa, que já estava estagnada e obsoleta, tentou consertar a situação fazendo ajustes somente em seu ambiente interno, através das demissões, e ignorou o externo e suas variáveis, que sofreu inúmeras transformações com o passar dos anos.

A empresa ficou com uma visão míope e ignorou os desejos e necessidades de seu cliente, somente se concentrando em seu serviço, por isso tem experimentado algumas derrotas em seus resultados.

Como parte da solução para todo este problema, um dos diretores contratou auditores para controlar as despesas de cada departamento, o que causou ainda mais descontentamento, desta vez até entre os diretores.

Em decorrência deste péssimo cenário para a Grim uma reunião da diretoria foi marcada para serem discutidas propostas para a resolução do problema e para elaborar uma estratégia para retirar a empresa desta situação.

Posicionamento e recomendações do diretor escolhido

Na minha opinião o diretor com a melhor solução para a empresa é o Diretor Financeiro Sr. Bankropt.

Através de sua análise chegou à conclusão que os custos da empresa estão muito elevados. Durante um período de 24 meses a receita aumentou apenas 6%, enquanto as despesas aumentaram 33%, portanto a empresa está funcionando no vermelho mês após mês, assim como é explicitado em sua análise:

“Projetando essas margens de crescimento da receita e das despesas, podem-se esperar problemas em, no máximo, dezoito meses, e especialmente porque a concorrência está rindo sozinha;”.

Caso continuem nesse mesmo caminho, gastando sem controle algum e perdendo mercado facilmente para a concorrência, estarão com grandes problemas, correndo risco até de pedir falência.

A solução encontrada por Bankropt foi reavaliar os custos da empresa e reduzir todos os gastos tidos como desnecessários, além de elaborar um orçamento bem dirigido. Criou oito novos cargos de Auditor de Contas, com o objetivo de controlar as despesas de cada departamento, estes teriam poderes para glosar despesas, intervir nas operações não orçadas dos departamentos e impedir quaisquer investimentos em projetos com alto potencial de risco.

Dois pontos fracos e dois pontos fortes para a Grim nas recomendações do diretor escolhido

Pontos fracos:

1. Sua abordagem ao problema foi muito radical ao contratar auditores para controlar e avaliar cada passo dos funcionários, alguns destes últimos com muitos anos de experiência e que estavam habituados com uma maior liberdade e autocontrole sobre estas matérias agora controladas rigorosamente. Ao não envolver nenhum dos outros diretores e funcionários, o Diretor Bankropt tomou uma abordagem incorreta, trazendo a responsabilidade aos empregados de trabalhar com menos recursos e com desafios inesperados. Isso fez a qualidade do relacionamento interno decair muito, tanto nos níveis altos quanto nos baixos, tornando os funcionários e diretores insatisfeitos uns com os outros e com a empresa.

Por experiência própria sei que é necessário um bom relacionamento com os colegas de trabalho, para assim alcançar um novo patamar de produtividade e atingir bons resultados. Hoje em dia um ótimo salário não é único motivador como era antigamente, bons relacionamentos interpessoais e satisfação com o ambiente de trabalho são elementos chave para a motivação e retenção de bons profissionais.

2. Devido aos bons resultados em seus 2 primeiros anos na empresa e ao seu bom relacionamento com o Presidente subestima demais os outros diretores. Passou por cima de todos ao contratar os auditores, ao invés disso poderia ter marcado uma reunião para estudar os pontos fracos e fortes de cada departamento, fazendo uma análise interna mais aprofundada para descobrir se existem problemas com os recursos ou com as capacidades disponíveis, ou se não estão sendo gerenciados de forma eficaz. Depois desta análise poderiam formular uma nova estratégia competitiva através do modelo de Porter, analisando o setor e prevendo sua evolução, desta vez prestando mais atenção a concorrência e compreendendo-a.

Assim terão uma chance real de reconquistar seu espaço como líder do mercado.

Pontos fortes:

1. Por ser o Diretor Financeiro da empresa conhece muito bem os números e estatísticas da empresa, e acredita que pode fazer usos destes para elaborar um planejamento racional e um orçamento bem dirigido, para assim reverter a situação da GRIM Entretenimento dentro do prazo de 12 meses.

Chegou a esta conclusão fazendo uma análise interna superficial da empresa, descobrindo quais setores geram mais lucro/despesa e quais geram menos, ou seja, um primeiro passo para adotar uma nova estratégia competitiva em uma tentativa de solucionar o problema.

2. Percebeu que não houve nenhum investimento em treinamento nos últimos 24 meses, o que é inaceitável para uma empresa de grande porte, que deve manter seus funcionários sempre atualizados e com um aprendizado contínuo, tanto individual como coletivo, para aprender a lidar com um ambiente externo cada vez mais complexo e imprevisível.

Ainda percebeu que houve um corte de investimento no setor de tecnologia durante o último ano. A tecnologia pode ajudar a mudar as regras da competição na indústria, criando vantagens competitivas para quem souber explorá-la corretamente, até criando novos negócios dentro dos antigos.

Com a rápida modernização da tecnologia que vivenciamos hoje em dia, um software que era novidade 6 meses atrás, hoje em dia é completamente obsoleto, e uma empresa que quer se manter competitiva deve estar sempre atualizada com a mais moderna tecnologia.

Ações propostas, por esse diretor, para potencializar os pontos fortes e neutralizar os fracos

Como já falado, algumas ações que o Sr. Bankropt propôs para minimizar a crise foram:

- Mais investimentos em treinamentos na área de operações, assim mantendo o núcleo de sua empresa sempre atualizado e seus funcionários com um aprendizado contínuo.

- Investir mais capital em tecnologia, para deixar a empresa no mesmo patamar tecnológico de seus concorrentes, assim possuindo uma chance de reconquistar parte de seus clientes perdidos e ajudar no crescimento da empresa.

- Criação do cargo de Auditor de Contas para controlar as despesas de cada departamento. O Sr. Bankropt deveria minimizar os efeitos dos auditores, pois estes acabaram suprimindo o desenvolvimento e a criatividade das outras áreas.

- Ao perceber que sua medida com os auditores causou desconforto nos funcionários e diretores, usou seus números para mostrar a todos quais eram as origens das despesas desnecessárias, assim deixando-os a par da situação para que cada um pudesse ajustar seus gastos assim diminuindo a margem de prejuízo da empresa.

- Ao se reunir, mostrou aos outros diretores que caso seja elaborado um planejamento racional e um orçamento bem dirigido, a situação atual pode ser revertida em apenas doze meses.

 

Conclusão

O caminho certo para a GRIM Entretenimento seria fazer um estudo do ambiente interno e externo, para descobrir quais são seus pontos fortes e fracos; aprender com a concorrência e verificar a existência de oportunidades e ameaças em seu setor de atuação.

Um melhor planejamento orçamentário é de suma importância, alinhado a um Plano de Metas ajudará a conquistar os objetivos propostos e os resultados desejados.

A empresa perdeu parte de seu mercado por estar prestando atenção somente em seu serviço e deixou de prestar atenção ao cliente, ou seja, adotou uma visão míope do mercado. Deve voltar a se posicionar em relação às demandas do ambiente, para assim satisfazer os desejos e necessidades de seus clientes.

Ao colocar em prática as ações propostas por todos os diretores, assim como aumento de investimentos em novos mercados, em treinamento e em tecnologia; bônus para os setores que mais economizarem; foco em novos mercados; e retomada do bom clima organizacional, a GRIM Entretenimento S.A. possui grande probabilidade de voltar a ser que a líder de mercado que sempre foi.

Referências bibliográficas

- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1415-65552003000400003&script=sci_arttext

- “Gestão Estratégica” – Menezes, David;

- “Grim Entretenimento S.A.”;

- Material de estudo em “Conteúdo Gestão Estratégica”.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

Gostei muito de estudar um caso concreto em que pôde ser utilizado alguns do conhecimentos aprendidos durante o curso. Eu discorri sobre o Diretor Bankropt e percebi que não adianta uma pessoa ou setor tentar arrumar a situação toda da empresa sem antes coordenar e planejar uma estratégia com o resto da empresa. O resultado dessa falta de planejamento podemos perceber através da atividade: conflitos entre funcionários e diretoria, e se a situação continuasse na mesma só iria piorar. Gostei muito do case, espero que nas outras matérias tenham mais estudos do tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com