TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade De Consumo E Sua Relação Com A Indústria Do Entretenimento.

Trabalho Universitário: Sociedade De Consumo E Sua Relação Com A Indústria Do Entretenimento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  1.747 Visualizações

Página 1 de 2

Sociedade de consumo surgiu com a Revolução Industrial, no século XIX. O consumo pessoal desempenha um papel central nesta sociedade.

Sociedade de consumo, é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graças a elevada produção dos mesmos.

O conceito de sociedade de consumo está ligado ao de economia de mercado e, por fim, ao conceito de capitalismo, entendendo economia de mercado aquela que encontra o equilíbrio entre oferta e demanda através da livre circulação de capitais, produtos e pessoas, sem intervenção estatal.

A publicidade e a indústria do entretenimento é um dos pilares da sociedade de consumo, que visam a manutenção de elevando consumo por parte de indivíduos da atualidade.

Os meios de comunicação têm na divulgação indiscriminada sua principal característica, onde as mensagens são essencialmente diretas, fazendo com que a divulgação seja para todos. Nesta relação de consumo, a essência é o valor simbólico do objeto, dando um lugar na sociedade. A sociedade de consumo se relaciona aos meios de comunicação, publicidade e entretenimento, num processo no qual se estabelecem padrões, se dirigem condutas e comportamentos, favorecendo desta forma o desenvolvimento do lucro.

Assim, a indústria do entretenimento influência diretamente nossa sociedade, no qual a realidade mostrada é um reflexo dos desejos dos indivíduos. A publicidade, juntamente com o entretenimento, sinônimo de lazer para muitos, seduz o consumidor, sugerindo-lhe as novas necessidades adequadas para sua satisfação, contribuindo, por outro lado, para manter uma sociedade estereotipada.

Portanto, há uma relação direta entre a sociedade de consumo e a indústria do entretenimento.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »