TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gráfico de organização Redefone Comercio e Serviços LTDA

Tese: Gráfico de organização Redefone Comercio e Serviços LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Gráfico 02: Organograma da Redefone Comercio e Serviços LTDA.

O processo de tomada de decisão na Redefone é burocrático (centralizado), porém, está em processo de migração para a descentralização, como podemos observar no Gráfico 3 apresentado na página seguinte.

Gráfico 03: Organização centralizada versus descentralizada.

Os quadrados reticulados indicam o grau de autoridade para decidir.).

Fonte: Adaptado do Livro TGA. CHIAVENATO, Idalberto (2004 p.133).

Observamos, também, um aspecto interessante e curioso: o sócio presidente, Fernando, também ocupa posição de comando no departamento Operacional. Isso demonstra flexibilidade nas relações interpessoais, participação e envolvimento com a equipe o que facilita as tomadas de decisões. Estas acontecem quase, senão, instantaneamente, o que é positivo para os objetivos imediatos da empresa. Essa posição estratégica garante, a seu líder principal, ter uma visão global do que acontece na organização, além de encurtar distâncias entre departamentos e colaboradores, eliminar esforços desnecessários, reduzir custos, a informação fluir, e, assim, neutralizar possíveis aspectos negativos.

Da análise do caso detectamos, portanto, que as posições de liderança estão distribuídas no organograma da Redefone de acordo o porte da empresa. Podemos concluir que o Sr. Fernando, possui competência e expertise adequadas para dirigi-la.

Os processos de tomada de decisão na empresa são centralizados no principal sócio, Fernando Ary Bardawil. É ele quem toma as principais decisões e soluciona os principais problemas da empresa.

As seis etapas do processo de tomada de decisão:

P - Identificação da situação; Diagnóstico da situação

D - Desenvolvimento de alternativas

C - Avaliação [e escolha] de alternativas

A - Seleção e implementação Monitoração e feedback

As decisões importantes na Redefone não são tomadas de imediato. Ou seja, primeiro é analisada cada situação apresentada (reconhecimento), para então se tomar alguma decisão (ou não). Algumas decisões são tomadas individualmente enquanto outras são tomadas por grupos ou por meio de consultas a grupos. No caso de se identificar algum problema, Fernando, reúne-se com seus principais Gestores para discuti-lo e, após esse processo, passa a desenvolver ou a adotar a alternativa mais viável naquele momento. Para escolher a melhor alternativa a ser implementada, ele também avalia as variáveis de custos e benefícios (baseado em informações dos relatórios gerados pelo sistema da empresa). Em casos extremos, nos quais ele não dispõe de tais informações, costuma usar a intuição para tomar suas decisões. Quando uma decisão é tomada, faz-se a implementação. Após a implementação, faz-se o monitoramento para identificar possíveis problemas e, caso seja necessário, repete-se todas essas etapas (feedback).

Segundo Rowe, o S.r. Fernando, pertence ao Estilo Diretivo de Tomada de Decisão. “Os administradores que adotam esse estilo de tomada de decisão são lógicos, focados no curto prazo e eficientes. (...) Não se sentem confortáveis em situações pouco estruturadas, preferindo tomar decisões com base nas regras e procedimentos existentes na organização.” “Raramente um administrador adota um único estilo de tomada de decisão. De modo geral, todos possuem um estilo dominante, mas frequentemente utilizam outros estilos nas decisões que tomam diariamente.” (Sobral, 2008: 116/117).

2.3.1 Organização dos aspectos investigados, investigados e justificados com respectiva Teoria Administrativa.

Como a preocupação com a eficácia e a eficiência é uma abordagem nova para a empresa, que vêm buscando melhorar a maneira de executar seus processos e aperfeiçoá-los a fim de diminuir o custo dos serviços prestados e, assim, utilizar o máximo do potencial humano e intelectual de que dispõe, passou, desde então, a focar seu olhar para a forma como o serviço é realizado e não somente para o resultado. Dessa forma a empresa está conseguido reduzir custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com