TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.530 Palavras (19 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A EMPRESA        

2.1 Setor Produtivo        

2.2 Porte da Empresa        

2.2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional        

2.2.2 Aspectos Motivacionais        

3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        

4 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho, o grande desafio foi encontrar a transversalidade entre as matérias de Macroeconomia e Microeconomia, Ética Política e Sociedade, e Métodos Quantitativos. Dessa maneira, buscamos a intercomunicação entre as disciplinas e os temas/objetivos comuns (transversais), para dar fluidez aos assuntos tratados e para que houvesse harmonia textual, já que a metodologia do trabalho interdisciplinar implica em integração de conteúdos e passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento. Nosso ponto de partida foi escolher uma empresa que já tivesse uma estrutura econômica e de políticas bem definidas, pois isso facilitaria a pesquisa. Para tanto escolhemos o Wal-Mart, do ramo supermercadista e que hoje representa uma das empresas que figura entre os líderes do seu setor.

No primeiro desafio, que era o de posicionar a empresa dentro do universo econômico (Microeconomia e Macroeconomia), identificando o mercado, os produtos, o perfil e o comportamento dos clientes/consumidores, a regulação de preços e a incidência da inflação sobre os mesmo, bem como os seus concorrentes diretos.

No Segundo desafio, pesquisamos nas lojas virtuais, o preço de 14 produtos mais consumidos pelos clientes e, já com os dados da pesquisa em mãos, decidimos investigar a média de preços praticados pelo Wal-Mart e seus dois concorrentes diretos: O Carrefour e o Pão de Açúcar e o percentual desses produtos dentro da faixa de preço mínimo.

Quanto ao terceiro desafio, resolvemos usar um instrumento de pesquisa para a coleta de informações. Reunidos, formulamos as perguntas de um questionário, tomando cuidado para que fosse conciso e respondesse às questões propostas no desafio. Como essa pesquisa necessitava ser in loco, primeiramente visitamos o supermercado para solicitar a permissão do gerente do setor escolhido e de posse dessa permissão, distribuímos as folhas do questionário aos funcionários que gentilmente colaboraram.  

 

2 SOBRE A EMPRESA PESQUISADA

O Wal-Mart Brasil está empenhado em ser uma empresa de alto desempenho com princípios operacionais bem definidos. Entre eles, destaca-se a liderança em questões sociais e ambientais, com foco no engajamento de fornecedores e consumidores para promover hábitos de consumo mais sustentáveis. Só que, para isso, o Grupo Wal-Mart procura constantemente ajustar estruturas e adotar as melhores práticas de gestão, integrando plataformas sistêmicas, simplificando processos e priorizando a eficiência operacional e o foco nas atividades voltadas aos clientes.

Com um projeto editorial novo e leve, o Wal-Mart Brasil publica seu Relatório Anual de Sustentabilidade com as informações referentes aos desempenhos econômico, social e ambiental. Mais do que trazer as informações e os dados referentes às operações das lojas e dos escritórios do Wal-Mart no País, esta publicação tem o objetivo de ser uma ferramenta de gestão e relacionamento com os clientes, funcionários, fornecedores e demais públicos estratégicos (stakeholders) que integram a sua cadeia de valor. E foi através desse relatório que obtemos todas as informações que constam nesse trabalho.

3 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

O Wal-Mart surgiu em 1962, quando Sam Walton abriu a primeira loja de descontos Wal-Mart, em Rogers, no Estado de Arkansas (Estados Unidos). Cinquenta anos depois de sua fundação, a rede dispõe de mais de 10 mil lojas, com 69 bandeiras, localizadas em 27 países diferentes. A companhia emprega 2,2 milhões de pessoas que desempenham suas atividades e atendem seus clientes inspirados pelo entusiasmo e espírito empreendedor do fundador da rede.

O Wal-Mart está no Brasil desde 1995 e é uma empresa de capital fechado controlada pela Wal-Mart Stores, Inc. No fim de 2012, possuía 547 lojas e clubes de compras em 18 estados, localizados na região Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Sua sede está localizada na cidade de Barueri, região metropolitana de São Paulo, e há escritórios regionais nas cidades de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Recife (PE). Há também 21 centros de distribuição em nove estados.

O Wal-Mart Brasil trabalha de forma alinhada ao conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, de que é necessário preservar e empregar corretamente recursos hoje para que eles não sejam escassos às gerações futuras. Para isso, promove mudanças nos padrões de produção, consumo e utilização dos recursos naturais.

3.1 MERCADO E PRODUTOS

Em 1977, Wal-Mart fez sua primeira fusão, assumindo as operações da Mohr-Value, uma rede de lojas em Michigan e Illinois. Essa se seguiu com a fusão com a Companhia Hutcheson Shoe em 1978. No mesmo ano, a Wal-Mart também se ramificou em diversos novos mercados, lançando suas próprias farmácias, serviços de automóveis, joalherias e novos mercados. Atualmente, o Wal-Mart é a terceira maior empresa varejista do país; consta com mais de noventa e nove departamento e divisões dos produtos, nos quais os principais são mercearia, açougue, peixaria, hortifrúti, laticínios, higiene, limpeza, bazar, têxtil, eletrodomésticos e eletrônicos, entre outros.

Os produtos de marcas próprias unem qualidade e preço baixo, enriquecem o sortimento das lojas e ampliam as alternativas dos clientes. O portfólio de produtos de marcas próprias é reforçado continuamente. Ao final de 2012 era composto por mais de 1.700 itens em diversas categorias. O valor médio da maior parte deles é 10% a 20% inferior aos similares; em produtos de limpeza, o porcentual chega a 30%. Para assegurar a aceitação e qualidade das marcas próprias, o Wal-Mart avalia fornecedores – o que inclui auditorias anuais – e realiza pesquisas para identificar segmentos em que há demandas e oportunidades. As empresas candidatas em processos de concorrência devem atender a critérios de qualidade que abrangem tanto as instalações industriais como as características do produto, respeito ao meio ambiente e condições de trabalho adequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com