TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEN CULTURA E SOCIEDADE

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A Administração ou Gestão é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar de maneira clara e objetiva ideias sobre o campo administrativo.

Após analisarmos durante o semestre as diversas formas que a disciplina de administração nos apresenta, chegou a hora de averiguarmos em uma empresa real as suas abordagens das teorias, a empresa que foi analisada nos mostra de forma concreta o quanto o estudo da administração é importante para a vida e saúde de uma empresa, pois como sabemos toda empresa é um sistema, como um relógio, faz-se necessário que todas as suas engrenagens trabalhem juntas e em total sincronia, "conjunto de partes que interagem e funcionam como um todo"(Maximiano,2004).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANEJAMENTO DO EVENTO:

A empresa Viveiro Verde Eterno, localizada em Três Marias-MG.

Empresa voltada para produção de mudas com qualidade cada vez melhor que atenda ou supere as expectativas dos clientes, se destaca no mercado devido à sua tradição que está sendo seguida e aperfeiçoada e sempre produzindo mudas através de melhoramento genético que possibilitam muito maior rendimento as florestas, com isso cada vez mais está crescendo no mercado.

A empresa é legalmente classificada para fins administrativos e tributários como micro empresa. São assegurados aos titulares e sócios das microempresas e das empresas de pequeno porte, bem como a seus empregados, todos os direitos previstos na legislação previdenciária e trabalhista. A empresa tem 16 funcionários todos com carteira assinada. É optante pelo simples, a constituição democrática de 1988 consagra como um dos princípios da ordem econômica nacional o tratamento favorecido as empresas brasileiras de capital nacional de pequeno porte.

Estrutura Organizacional

Nossa estrutura e atividades são planejadas para atender às necessidades de nossos clientes e para agir de maneira dinâmica e flexível aos rápidos movimentos do mercado. Isso também garante a alta qualidade de nossos produtos e a excelência de nossos serviços por meio de planejamentos consistentes e eficientes. A empresa apresenta uma estrutura organizacional simples, porém elaborada de acordo com suas necessidades, dividida em departamentos que interagem entre sí formando um sistema. A direção da empresa busca melhorias junto aos seus colaboradores bem focada na qualidade e produção, tentam sempre ser uma empresa transparente utilizando uma linguagem de fácil entendimento de todos que compõem a estrutura. Este plano de trabalho tem dado bons resultados, com um alto nível de satisfação e de comprometimento. Há evidencia de percepção de melhorias em temas como qualidade de vida e treinamento (neste caso, fortemente impulsionado pelo público comercial) e, embora tenhamos o desafio claro de evoluir na qualidade de nossa relação com os colaboradores, os pontos de atenção são altamente convergentes com o plano de ação que estamos implementando. As oportunidades de melhoria estão relacionadas justamente a temas como liderança, qualidade do processo decisório e relacionamento, aspectos centrais de nosso novo modelo organizacional.

A empresa não possui na sua estrutura organizacional pessoas da área de RH, para recrutamento e seleção optaram por uma empresa terceirizada, que fazem todo o processo e repassa a cada funcionário os valores e objetivos da organização.

2.1.1 Comportamento Organizacional

Apoia e incentiva programa de voluntariado e de esportes. No que tange a motivação, a empresa tem um sólido processo de avaliação anual de carreira e sucessão que possibilita ao empregado e gestor mapear e visualizar o crescimento de cada um dentro da companhia, participação nos resultados que é uma bonificação financeira anual, pacote completo de benefícios, canais abertos para escuta dos empregados, plano anual de treinamento para cada empregado.

O incentivo do trabalho em grupo inicia na forma como as equipes são estruturadas, sempre colocando grupos multidisciplinares para os atendimentos operacionais de forma que o empregado nunca esteja só em suas atividades.

A companhia realiza periodicamente a ferramenta de pesquisa de clima com o intuito de avaliar as condições de trabalho dos empregados bem como a percepção que eles tem da organização em cada setor. A pesquisa é utilizada para avaliar qual é a expectativa que os empregados tem para com a empresa, avalia ainda os níveis de motivação e estresse. Após realizar as pesquisas os resultados são avaliados

por profissionais capacitados e é realizado um planejamento que visa atender as expectativas dos colaboradores buscando melhorar os focos de insatisfação.

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com