TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

III Semana Acadêmica de Empreendedorismo: Habitats de Inovação

Por:   •  5/7/2017  •  Seminário  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


 [pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


RESUMO

Foram expostos: Papel dos habitats de inovação na criação e transferência de tecnologia; Os principais conceitos sobre os habitats de inovação; A visão e o papel da reitoria eleita da UFAM a respeito dos habitats de inovação; O papel governamental na criação de políticas e no fomento do ecossistema dos habitats de inovação; Uma visão sobre o papel Governamental na criação dos ecossistemas.

Palavras-chave: Inovação; Habitats; Políticas.


ABSTRACT

They were exposed: Role of the habitats of innovation in the creation and transfer of technology; Key concepts on innovation habitats; The vision and role of the elected rector of UFAM regarding innovation habitats; The governmental role in policy-making and in fostering the ecosystem of innovation habitats; An insight into the government's role in creating ecosystems.

Keywords: Innovation; Habitats; Policies.


SUMÁRIO

  1. 1        INTRODUÇÃO        6
  2. 2        Desenvolvimento        7
  3. 3        CONCLUSÃO        10


INTRODUÇÃO

        A III Semana Acadêmica de Empreendedorismo trouxe uma ótica moderna e suscita dos conceitos de habitas de inovação, suas respectivas importâncias dentro do ecossistema local de inovação. Além disso, temos o envolvimento das esferas políticas do executivo federal, estadual e municipal na questão inovação local. Para tanto estes escalões apresentaram o quão é importante a participação e interação destas esferas e suas respectivas contribuições e futuras para o desenvolvimento desta questão no nosso atual cenário.


  1. Desenvolvimento

A palestra ministrada pelo Dr. Dalton Chaves Vilela Junior expôs os principais conceitos sobre os habitats de inovação. Desde sua essência a sua aplicação prática.

O que é um habitat?

Local para o desenvolvimento de espécies na ótica biológica, dado ser de uma espécie na natureza somente sobreviverá se estiver no seu habitat natural de origem ou adaptar-se a um novo meio. Caso contrário, será levada a morte e seus outros entes poderão também vir a ter a mesma condição. Para que isso não ocorra é necessário está de fato nas suas condições propícias para sua sobrevivência.

Desta ótica de habitat derivamos para o Habitat de Inovação, que podemos fazer uma alusão de modo isolado do habitat comum para um ser. O habitat de inovação é um local, também, de desenvolvimento, porém de desenvolvimento criativo e de soluções. Assim como o ser vivo fora de seu habitat natural poderá vir a morte, quem tem boas idéias e esta no lugar equivocado poderá vir ao fracasso. Por isso a existência dos habitats de inovação.

Nos habitats de inovação as empresas e profissionais dispõem da eficiente troca de informações, contatos, estrutura física e humana para o ganho evolutivo dos seus respectivos objetivos inovadores. Esse objetivo torna-se concreto quando sai da idéia e transforma-se em resultados efetivos: como o ganho financeiro. Quais são os habitats de inovação?

Incubadora1: Aparelho que mantém condições favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento. Essa incubadora é para os ovos de um ovíparo que mantém as mesmas condições de um ambiente natural para o desenvolvimento do ser, porém com maior volume e controle. Desta visão temos as Incubadoras de Empresas2 que têm como objetivo abrigar empresas inovadoras frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. Nelas a universidade busca fornecer um ambiente propício ao desenvolvimento da empresa, dando assessoria empresarial, contabilística, financeira e jurídica, além de dividir entre as várias empresas lá instaladas os custos de recepção telefonista, acesso a internet etc. formando um ambiente em que essas empresas selecionadas têm maior potencial de crescimento. Não podemos esquecer que na fase embrionária desta nova empresa temos a pré-incubadora que transformam idéias em negócio para serem incubadas.

________________

 Incubadora. In:DICIO Dicionário Online de Português. Disponível em:

 . Acesso em: 19 de jun. de 2017.

2 Incubadora de Empresas. In:WIKIPEDIA A Enciclopédia Livre. Disponível em:

< https://pt.wikipedia.org/wiki/Incubadora_de_empresas >. Acesso em: 19 de jun. de 2017.

Estes recursos darão suporte aos empreendedores para que os mesmos desenvolvam suas idéias inovadoras e as transformem no empreendimento de sucesso. Vale ressaltar que este suporte é estrutural e não em conceito do produto ou serviço.

Temos outra estrutura similar a Incubadora que se chama Aceleradora que tem as mesmas configurações de uma incubadora empresarial, porém com um aporte financeiro, isto é, a organização que está gerando a nova empresa é sócia do novo negócio, passando de  apoiador estrutural para parceiro acionista.

Outro habitat de inovação é o Parque Tecnológicos3 que é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. À medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores, geram benefícios econômicos em comum e para a comunidade, são ambientes quando consolidados oferecem excepcional qualidade de desenvolvimento urbano, permitindo a geração de polos de desenvolvimento social e econômico. Além de significativa amplitude, nestes parques temos as empresas ancoras que puxam outras para o desenvolvimento em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (197.9 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com