TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internacionalização

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA

JULIANA PORTELA DA SILVA

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

São Paulo

2015

Relatório – As dificuldades que os empresários brasileiros sentem para internacionalizarem seu negócio

Os empresários brasileiros se deparam com diversas barreiras ao pensarem em internacionalizar seus negócios, eles precisam lidar com uma burocracia complexa, problemas de infraestrutura, sem contar a falta de experiência em negócios internacionais. Além desses fatores o crescimento da economia interna no início do século fez com que muitos empresários brasileiros usassem isso como desculpa para deixarem a internacionalização de lado.

Segundo dados do Banco Mundial o Brasil está no ranking entre as 10 maiores economias do mundo, porém em termos de comércio internacional, o mesmo ocupa uma posição nefasta. O país obteve forte investimento estrangeiro (de fora para dentro), mas quando se trata do sentido oposto há muito que se melhorar ainda.

Os brasileiros também possuem muitas percepções em relação à internacionalização, mas que na verdade não condizem com a realidade, segundo o artigo de Harvard Business Review (As verdades de ontem e as realidades de hoje: uma nova mentalidade global para as empresas brasileiras).

A primeira percepção destacada no artigo é de que os brasileiros pensam que primeiro é necessário crescer internamente para depois expandir seus negócios para então atingir o sucesso internacional, porém a realidade não é bem essa. Os autores apontam que cada vez mais é necessária a expansão internacional para uma boa colocação no mercado nacional, pois uma organização que opera no exterior é bem vista em seu país.

A segunda percepção é de que as organizações brasileiras devem atingir primeiro o sucesso em seu território para depois se internacionalizarem. Primeiramente abrangem os países em desenvolvimento mais próximos e depois vão elevando essa escala aos poucos para os países mais distantes. Essa é a percepção que se tem não somente pela proximidade, mas também pela facilidade cultural, linguística e psíquica.

Mas a realidade é que as empresas de alto desempenho buscam melhores oportunidades, independente do local, não somente em seu território.

Outra percepção que se tem é de que o apoio do governo para o sucesso internacional das empresas é imprescindível. Mas o fato é que as empresas tendem a se internacionalizarem cada vez mais, aumentando, portanto, a disputa, já que o governo terá menos dinheiro a oferecer. Desta forma, as organizações não podem ficar paradas esperando apenas incentivos do governo, devem recorrer a outras fontes de capital para promover seu crescimento.

A última percepção destacada no artigo é de que o processo de internacionalização, tal como a promoção e o gerenciamento é muito complexo. Porém os recursos tecnológicos e operacionais disponíveis atualmente tornam tudo mais simples e fácil.

Além dessas percepções há várias maneiras de internacionalizar seu negócio, total ou parcialmente, isso pode ocorrer através de exportações, escritórios de comercialização próprios, alianças estratégicas com empresas estrangeiras até a instalação de uma subsidiária ou unidade de produção própria. Para tanto é necessário avaliar os critérios envolvidos na internacionalização como a cultura local, idioma, processos burocráticos, política externa, custo, dentre outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com