TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internacionalização

Por:   •  19/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Acadêmica: Internacionalização de Empresas - EAD

Professor(es): SILVANA FILERENO

Data: 19.06.15

Grau:  B

Questão 1 (1,0 ponto)

1-Em discurso proferido na formatura de novos diplomatas, em junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “os problemas de nosso comércio exterior, complexos, em um mundo dominado pelo crescente protecionismo, só podem resolver-se em um marco multilateral, regional ou global. Acordos bilaterais, sobretudo aqueles entre as economias assimétricas oferecem, muitas vezes, a ilusão de ganhos imediatos, mas terminam por produzir um resultado oposto, enfraquecendo a indústria nacional, a agricultura e o setor de serviços”.  Após esse posicionamento é correto afirmar que:  

(    ) o governo insiste em manter o nível de proteção vigente em todas as etapas da cadeia produtiva, evitando acordos comerciais que nela interfiram, bem como em intervenções pontuais quando determinado setor esteja ameaçado pelas importações.

( X ) cresce no setor industrial a percepção de que ganhos de competitividade em determinados setores podem ser conquistados por meio de novos acordos comerciais ainda que sejam prejudiciais a outros setores – ou seja, de que não é mais sustentável uma política protecionista em todas as fases do processo produtivo.

(        ) Percebe-se que o governo  cogita mudanças em sua política comercial.

(       ) O Estado sugere que a celebração de acordos comerciais com países de elevado desenvolvimento tecnológico, em especial Estados Unidos, Japão e UE.

JUSTIFICAR A RESPOSTA

Podemos observar que o governo mantem o nível de proteção vigente em todas as etapas da cadeia produtiva, evitando acordos comerciais que nela interfiram, bem como em intervenções pontuais quando determinado setor esteja ameaçado pelas importações.

Questão 2 (0,5 ponto)

2- O Governo brasileiro ao identificar que o preço de um determinado produto importado está abaixo do preço do mercado internacional. Deverá aplicar qual penalidade? (vale 0,5)

RESPOSTA CORRETA: Letra b

  1. aplicar multa ao importador brasileiro para regularização do preço desse produto;
  2. Aplicar multa ao exportador estrangeiro para regularização do preço desse produto;
  3. Proibir a entrada desse produto no mercado brasileiro;
  4. Criar um sistema de cotas para regularizar o preço no mercado interno.

Questão 3 (0,5 ponto)

Na entrada de produtos estrangeiros no mercado nacional a prática de  aplicar a esses  produtos  tidos como de maior valor agregado, tarifas mais altas do que os produtos de menor valor agregado representam qual interesse do governo brasileiro: (Vale 0,5)

RESPOSTA CORRETA: letra a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com