TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: LOGÍSTICA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.906 Palavras (36 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 36

CAPÍTULO 1 LOGÍSTICA EMPRESARIAL

A logística empresarial, como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento, transporte, estocagem e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial. Com isso, passaram a reconhecer que a logística tem potencial para agregar valor para os produtos e serviços que são comprados pelos clientes, o que é essencial para sua satisfação e para e para o sucesso das ações de marketing.

O termo logística foi usado inicialmente, conforme definições do dicionário, para identificar as atividades militares de aquisição, transporte, estocagem e manutenção de materiais, equipamentos e pessoal. Nesse sentido, a palavra foi utilizada inicialmente pelos franceses – logistique – com origem no latim “logisticus” – relativo à razão.

A logística empresarial pode ser definida como o conjunto de atividades de compra, movimentação e armazenagem que definem os fluxos de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final. A logística também engloba o estudo e definição dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Um conceito mais amplo tem sido difundido pelos praticantes e estudiosos: A missão da logística é tornar disponíveis os produtos e serviços corretos e requeridos, no tempo certo, no local certo, nas condições adequadas, ao mesmo tempo que produz a maior contribuição possível para a empresa.

Com base nesse conceito, podemos identificar as seguintes atividades primárias da logística empresarial, com os respectivos valores adicionados para os clientes:

1. Gerência de estoques: agrega o “valor tempo” ao produto, ou seja, coloca o produto disponível no momento da necessidade.

2. Gerência de transportes: agrega o “valor lugar” ao produto, ou seja, o produto é colocado no local onde é necessário.

3. Gerência de informações: agrega o “valor acompanhamento do processo” ao produto; trata-se da coleta, processamento e transmissão das informações relativas aos pedidos dos clientes, internos e externos, e de todas as informações sobre produção e despacho para os clientes.

A função logística compreende um conjunto grande de atividades que são executadas por diversos agentes ao longo da cadeia completa de conversão da matéria-prima em produtos finais para os clientes. Essas atividades são executadas em locais diferentes, em tempos diversos, o que aumenta muito a complexidade de sua gestão.

A Figura 1 mostra exemplos do canais típicos de um sistema logístico global, que inclui os canais de suprimento e de distribuição final. Observe que estão representados na figura os fluxos de materiais e produtos, de pedidos, de devoluções e os fluxos de informações que conectam todos os níveis da cadeia logística.

Fig. 1: Sistema logístico global

3 A LOGÍSTICA DENTRO DO CONTEXTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA

Conceito de Estratégia Empresarial

Ao longo de sua existência, as organizações estabelecem relações de troca com todos os elementos que formam seu macro-ambiente, conforme ilustra a Figura 2.

Fig. 2: Relações de Troca entre a Organização e os Grupos de seu Macro-Ambiente

Essas relações de troca são realizadas através de diversas decisões e ações. São relações dinâmicas que refletem continuamente as reações de todos os grupos aos estímulos provocados pelo próprio ambiente de negócios e aos movimentos estratégicos dos outros agentes. Quando bem planejadas e implementadas, essas relações de troca fortalecem todos os grupos do macro-ambiente, num relacionamento do tipo ganhaganha.

Conforme mostra a Figura 2, as relações de troca com fornecedores e clientes têm importância fundamental na estratégia global da empresa. N o caso dos consumidores, a estratégia competitiva de uma empresa define o conjunto de necessidades que ela pretende satisfazer por meio de seus produtos e serviços, e para isso, a empresa estabelece diretrizes para alguns elementos de seu campo de atuação, tais como: preço, função do produto, canais de distribuição, promessa de satisfação, atendimento, garantia, serviços pós-venda, etc.

No caso dos fornecedores, a empresa estabelece o modelo de seus canais de suprimento, através da escolha dos fornecedores, meios de transporte, política de compras e de estoques, periodicidade de fornecimentos, riscos aceitáveis de falta de insumos, etc.

Política de dividendos Política ambiental

Política de vendas

Política de mercadoPlanejamento tributário Política de pessoal

Política de compras

Planejamento financeiro

A estratégia empresarial, portando, é a combinação de fatores e a abordagem particular que a empresa concebe para enfrentar a concorrência e para criar valor para os clientes, consolidando ou ampliando suas vantagens competitivas. Deve ser formada por um conjunto de diretrizes que visam orientar as áreas executivas e operacionais para elaboração dos planos e ações, relativos ao trato de questões internas e externas, que devem empreender para cumprir os objetivos estratégicos da organização.

Para compreendermos bem a relação entre a estratégia empresarial e a estratégia de logística global de uma empresa, vamos analisar a cadeia de formação de valor para o cliente, existente em qualquer tipo de empresa de produto ou serviço. A Figura 3 abaixo mostra uma cadeia de valor genérica.

Fig. 3: Cadeia de Formação de Valor

A cadeia de valor é formada por todas as funções internas e externas que, atuando de forma harmônica e coordenada, criam produtos e serviços e os colocam à disposição dos clientes. As funções administrativas e de apoio foram representadas ao lado da linha central porque não são funções diretamente relacionadas com a criação e produção de bens e serviços.

Devemos observar que, nessa cadeia, as atividades externas de suprimentos e de distribuição devem ser consideradas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.3 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com