TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lar Rejane Marques

Por:   •  29/8/2016  •  Seminário  •  3.568 Palavras (15 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

André Amorim

Charles Carlos

Renata Barbosa

Roseane Castro

LAR REJANE MARQUES

        Recife, 01 de Julho de 2016        

        

RESUMO

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise de uma ONG do Terceiro Setor, termo usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas. Entre as organizações que fazem parte do Terceiro Setor, podemos citar principalmente as ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).  

Outra característica importante das associações do Terceiro Setor é que elas contam com uma grande quantidade de mão-de-obra voluntária (que não recebem remuneração pelo trabalho).

As associações do Terceiro Setor atuam, principalmente, prestando serviços para pessoas carentes que não podem contratar serviços do setor privado (segundo setor). Como o setor público (primeiro setor) não consegue, em nosso país, atender com qualidade todas as pessoas necessitadas, o Terceiro Setor assume um papel de fundamental importância.

Palavras Chave: Terceiro Setor - Modelo de gestão - Atores sociais - Atuação das ONGs -

SUMÁRIO

  1. INTRODUAÇÃO
  2. REFERENCIAL TEÓRICO
  3. DESCRIÇÃO DA COLETA DE DADOS
  4. RESULTADOS OBTIDOS
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  6. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
  1. INTRODUÇÃO

O Lar Rejane Marques (REMA) é uma instituição sem fins lucrativos, com o objetivo de ACOLHER crianças com deficiência leve e moderada de ambos os sexos e na faixa etária de 0 (zero) a 12 (doze) anos de idade, em situação de risco. O abandono, a rejeição, a negligência familiar, a violência doméstica, convivência com usuários de drogas, situação de rua, exploração de crianças e desestrutura familiar são situações que provocam sequelas irreversíveis, prejudicando o desenvolvimento biopsico social das crianças e constituem os principais problemas que levam ao acolhimento das crianças vitimadas, afastando-as do convívio familiar e comunitário como medida provisória e de excepcionalidade de proteção.

Os fundadores do LAR REJANE MARQUES tomaram conhecimento através de uma igreja local que uma instituição que funcionava onde atualmente é o LAR REJANE MARQUES iria fechar por dificuldades financeiras. Diante disto e movidos pelo sonho de anos em ter uma creche beneficente, resolveram conhecer a casa de acolhimento institucional.

Ao chegarem à instituição ficaram comovidos com a realidade das crianças que seriam transferidas para instituições que não tinham um atendimento específico às necessidades das mesmas e resolveram não só assumir a responsabilidade de pleitear os recursos necessários e a gestão como a reforma necessária para locomoção das crianças com deficiência bem como garantir um colorido em suas vidas tornando a instituição em um ambiente agradável e com jeitinho de lar assim como um marco positivo de mudança de vida para estas crianças, adiando assim o início do trabalho com a creche.

A iniciativa de implantar o Lar Rejane Marques se concretizou através do anseio e possibilidade de minimizar o sofrimento das crianças. O Próprio nome faz jus a esse objetivo: REJANE MARQUES, R.E.M.A, etimologia grega que significa: Palavra prática; avante.

  • Responsável geral pela instituição?

         Danielly Silva (Coordenadora Geral)

  • Responsável pelo voluntariado?

Inês que está nas terças e quintas pela manhã e Consuelo que está na quarta de manhã; 

  • Horário de funcionamento?

Como a casa delas Lar não tem horário específico porque aqui é o Lar temporário das crianças, funciona. Agora o trabalho voluntário é realizado durante a semana segunda a sexta entre 08 e 17h;

Levantamento Geral

  • Número de beneficiários atendidos em 2015 e 2016 (último se estiver disponível).

O público alvo do Lar Rejane Marques são crianças de ambos os sexos na faixa etária de 0 a 12 anos de idade, com problemática de deficiência moderada vítimas de violência doméstica, cuja meta de atendimento é de até 15 crianças em atenção integral (acolhimento) e seus familiares além de mais 15 crianças reintegradas (vivendo em família) e seus familiares em atenção de tempo parcial.

  • Número de profissionais contratados em 2015 e 2016 (último se estiver disponível).

Atualmente temos 20 funcionários, e em 2015 foram contratadas 4 pessoas e 2 pessoas em 2016.

  • Número de voluntários (ideal X atual).

Hoje tem cerca de 43 voluntários cadastrados, mas nem todos atuam efetivamente. Se esse número fosse atuante, seria ideal para o Lar;

  • Forma de acesso ao voluntariado?

O voluntariado se dá de 3 formas. Encaminhado da Rede Pernambuco Voluntário, Plataforma Transforma Recife ou pessoas que conheceram o Lar e entram em contato diretamente conosco;

  • Perfil do voluntário (faixa etária, sexo, formação profissional, tempo de experiência).

 A maioria dos voluntários é do sexo feminino, faixa etária e formações variadas, e na maioria das vezes eles apoiam no cuidado com as crianças, apoio escolar, organização de eventos (bazar), apoio na preparação das refeições e na limpeza da casa;

  • Experiência (s) marcante (s) na atuação dos voluntários.

Entrevistamos Raquel de 20 anos e ela citou como fato marcante, logo quando chegou a casa, quando uma criança subiu em cima de outra e todos fizeram de tudo para que ela saísse e isso só foi possível quando uma senhora também voluntária, criou uma brincadeira e associou aquele gesto a um macaquinho brincando com o amiguinho e assim conseguiu que ele soltasse o outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com