TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios Teoria da Contabilidade

Por:   •  7/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Blennda Caroline de Souza Lênio
Matrícula: 118.075.119
Disciplina: Teoria da Contabilidade II
Professora: Selma Regina

Questão 1: A interpretação de que a pouca diversidade da pesquisa contábil brasileira decorre de uma baixa autonomia em relação ao campo profissional é reforçada pelas comparações à área de Administração, na qual há uma comunidade de pesquisadores críticos estabelecida desde os anos 1970: em que pese a afinidade temática com a Contabilidade, a origem do campo acadêmico precedeu a organização da profissão de Administrador, conferindo-lhe uma maior autonomia que se remete em uma também maior diversidade paradigmática. A metodológica e epistemológica da pesquisa contábil feita no Brasil, por sua vez, contribui como um alerta para os efeitos deletérios que podem advir dos constantes apelos por uma maior aproximação entre a academia e a prática contábil, se tal aproximação se der sob as atuais condições de subordinação do campo científico a interesses do campo profissional.

Questão 2: A Contabilidade pode ser estudada em analogia com o estudo dos seres vivos. Em seus aspectos biológicos, estudam-se as manifestações vitais da Contabilidade, bem como seu relacionamento com o mundo que a cerca. Em seus aspectos embriológicos, estuda-se o fenômeno da transformação de um estado para outro. E, em sua morfologia, analisam-se as medidas classificatórias e os indicadores extraídos das demonstrações contábeis. A contabilidade é uma forma eficaz de avaliação de desempenho econômico e financeiro (e social) de entidades e gestores; como insumo essencial para a tomada de decisões econômico-financeiras; como instrumento de accountability eficiente de qualquer gestor de recursos perante a sociedade. (Sérgio de Iudícibus; Eliseu Martins; L. Nelson Carvalho).

Questão 3:
O processo de convergência das normas contábeis para uma linguagem universal dos negócios é uma iniciativa de diversos países e tem como principal objetivo para o IASB  (International Accounting Standards Board, que emite as IFRS – International Financial Reporting Standards), obter melhores pronunciamentos contábeis de alta qualidade, compreensíveis, exequíveis, e aceitáveis globalmente.
A Lei das Sociedades Anônimas (6.404/76) não apresentava alterações importantes em seu capítulo XV (capítulo que trata do exercício social e demonstrações financeiras) até a sanção da Lei 11.638/07, que fez com que se modifica os padrões de contabilidade vigentes no país.
A proposta de formulação das normas contábeis foi importante pois passou, então, a integrar o projeto de Lei especifico (3.741/2000) a qual a comissão jurídica foi formada  pelo Dr. José Luiz Bulhões Pedreira; a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários pelo Prof. Mário Henrique Simonsen; e a Comissão Contábil pelo Prof. Sérgio de Iudícibus, que tinha como intenção possibilitar o processo de convergência das normas brasileiras aos padrões internacionais de contabilidade.  
Um dos impactos observados pela convergência das normas de contabilidade brasileira para as normas internacionais condiz a respeito das taxas de depreciações fiscais, pois as maiorias das empresas brasileiras, até 2008 utilizavam taxas de depreciações fiscais, a partir dai com o novo ordenamento contábil, as empresas passaram a adotar os critérios de taxas de depreciações baseadas na vida útil econômica dos bens. Isso mostra um dos impactos da convergência das normas contábeis brasileiras para a internacional.

Questão 4: 
Letra D

Questão 5:
V,V,V,V,V,V,V,V,V,V,V

Questão 6:
Letra D

Questão 7:
Letra E

Questão 8:
Letra A

Questão 9:
Letra E

Questão 10:
Letra C, contas diferencias.

Questão 11:
V,V,V,V,V,V,V,V,V,V,V,V,V,V

Questão 12:
Letra C – V,V,V

Questão 13:
Letra A – F,V,V

Questão 14:
Letra C

Questão 15:
Letra D

Questão 16:
A
Texto escolhido 15: A razão de ser da Contabilidade:
A razão de ser da contabilidade é a accountability onde tem início com a contabilização e termina com as informações geradas e comunicadas de forma clara. São prestações de contas de responsabilidades assumidas visando a ética, transparência e eficiência. No setor público ela é importante, pois traz ao ambiente publico uma dicotomia de boa governança. Este termo “acontability” envolve a obrigação de se responder pelos resultados e ações realizadas dentro do setor público, e também para que possa ajudar na prevenção do mau uso do poder ou outros elementos relacionados.
No geral a essência da acontability é a prestação de contas ou de assumir responsabilidades perante outrem, e no que se diz a respeito as instituições públicas, essa definição pode ser entendida como um dever imposto àqueles que detém o poder.  
Há algumas noções do que é acontability no setor público, são elas: Dar explicação a todos os cidadões, eleitores ou não, sobre o que esta sendo realizado. Provendo informações posteriores sobre fatos relevantes, quando se tornarem relevantes, e concedendo compensações ou impondo sanções. Dentro das empresas privadas, cabe ao contador regular a empresa dentro das normas legais que regulam as atividades no país e cabe a contabilidade
realizar a interpretação das informações contábeis, geradas pelos relatórios financeiros da empresa, em termos de fidedignidade e compreensibilidade da representação dos fenômenos que lhes deram origem e comunicar de forma transparente aos acionistas e aos stakeholders os riscos associados aos fluxos de caixa de futuros negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com