TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Bacen Técnico - Lista 01 – Fundamentos de Contabilidade

Seminário: ATPS: Bacen Técnico - Lista 01 – Fundamentos de Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 8

Bacen Técnico - Lista 01 – Fundamentos de Contabilidade

egbert.buarque@yahoo.com.br

1. (CESPE - DPU Contador 2010) No plano de contas de determinada empresa, foram selecionadas, entre outras contas, as seguintes:

- amortização acumulada

- capital a integralizar

- capital social

- despesa de depreciação

- duplicatas descontadas

- duplicatas a pagar

- duplicatas a receber

- receitas antecipadas

Quanto à classificação e natureza das contas acima, assinale a opção correta.

a) Das oito contas, sete são patrimoniais e uma é de resultado.

b) Quatro dessas contas tem saldo credor.

c) Nenhuma das contas é do ativo não circulante.

d) Apenas uma conta patrimonial tem saldo devedor.

e) Uma das contas é classificada no passivo exigível.

Julgue os itens subseqüentes quanto ao processo de escrituração contábil.

2. (CESPE - FUB TÉCNICO DE CONTABILIDADE 2008) O diário é um livro obrigatório para fins de escrituração contábil.

3. (CESPE - FUB TÉCNICO DE CONTABILIDADE 2008) São formalidades extrínsecas do livro diário: utilização de idioma nacional e uso da linguagem mercantil.

4. (CESPE - FUB TÉCNICO DE CONTABILIDADE 2008) O razão é considerado um livro contábil.

5. (CESPE - FUB TÉCNICO DE CONTABILIDADE 2008) São elementos essenciais de um lançamento contábil: data, conta debitada, conta creditada, histórico e valor.

6. (CESPE - MPU PERITO CONTADOR 2010) A integralização do capital social em mercadorias representa evento modificativo aumentativo.

Os fatos administrativos podem ser classificados em permutativos, modificativos ou mistos. Acerca das transações relacionadas com essa classificação, julgue os itens que se seguem.

7. (CESPE - PREFEITURA DE IPOJUCA CONTADOR 2009) O pagamento de obrigação registrada no longo prazo com desconto representa um fato permutativo.

8. (CESPE - PREFEITURA DE IPOJUCA CONTADOR 2009) O recebimento de bem em doação representa um fato misto, pois envolve, ao mesmo tempo, um fato permutativo e um fato modificativo.

Considere as representações patrimoniais, em forma de diagrama de barras, de quatro entidades contábeis hipotéticas — A, B, C e D — ilustradas acima, para o período de dois anos consecutivos. Com base nessas informações e em relação à situação líquida dessas entidades, julgue os itens de 9 a 11.

9. (CESPE - TRE/BA Analista Judiciário Contabilidade 2010) Comparando o período, a situação líquida tornou-se desfavorável apenas para uma das entidades contábeis apresentadas.

10. (CESPE - TRE/BA Analista Judiciário Contabilidade 2010) A situação líquida de uma das entidades manteve-se inalterada no período, sendo correto afirmar que, nesse caso, não houve variação quantitativa no patrimônio dessa entidade.

11. (CESPE - TRE/BA Analista Judiciário Contabilidade 2010) Entre as entidades citadas, a entidade A, no ano 2, apresentou o maior percentual de capital de terceiros em relação aos recursos possuídos pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros.

Julgue os itens a seguir, com base nos conceitos e normas aplicáveis à escrituração contábil.

12. (CESPE - DPF Agente da Polícia Federal 2009) Os livros diário e razão, por constituírem os registros permanentes de uma entidade e por serem obrigatórios, devem ser registrados no registro público competente.

13. (CESPE - DPF Agente da Polícia Federal 2009) Em decorrência da aplicação do método das partidas dobradas, as contas retificadoras do patrimônio líquido têm seu saldo aumentado quando são debitadas, e diminuído quando são creditadas.

14. (TRE/ES CONTADOR 2011) Se, indevidamente, um contabilista registrar a compra à vista de um automóvel, debitando a conta de veículos em uso e creditando a conta de fornecedores, a única forma possível de corrigir o lançamento errado será efetuar um lançamento de estorno.

15. (CESPE - Perito Criminal/ES 2012) Considere as seguintes contas de balanço e seus respectivos saldos, em reais.

Caixa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.500

Contas a receber . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7.500

Veículos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25.000

Contas a pagar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3.500

Financiamentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9.500

O patrimônio líquido da empresa soma R$ 47.000,00.

16. (CESPE - Perito Criminal/ES 2012) O método das partidas dobradas pressupõe que toda variação negativa em bens e direitos será representada por um crédito em contas patrimoniais ativas, em contrapartida a débito de mesmo valor em uma ou mais contas patrimoniais ou de resultado.

17. (CESPE - Perito Criminal/ES 2012) O livro contábil que apresenta as movimentações patrimoniais agrupadas em contas de mesma natureza e de forma racional é conhecido como livro diário e é obrigatório por exigência legal.

18. (CESPE TRT 10ª Região Analista Judiciário – Contabilidade 2012) A retificação de lançamento é o processo técnico de correção de registro que tenha sido realizado com erro na escrituração contábil da entidade e pode ser feita por meio de estorno, transferência ou complementação.

19. (CESPE – TRE/RJ Analista Judiciário – Contabilidade 2012) As contas devem ser classificadas como estáveis ou instáveis, quando avaliadas pelo critério de variação na natureza do seu saldo.

20. (CESPE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com