TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE ARTIGO PARA ENTREGA DO TRABALHO DE OFICINAS INTEGRADAS

Por:   •  24/10/2017  •  Artigo  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 6

MODELO DE ARTIGO PARA ENTREGA DO

TRABALHO DE OFICINAS INTEGRADAS

Autor 1, e-mail do Autor 1; Autor 2, e-mail do Autor 2; Autor 3, e-mail do Autor 3; Autor 4, e-mail do Autor 4

Orientador, e-mail do Orientador

FADEP - FACULDADE DE PATO BRANCO

Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100[pic 1]

CEP 85503-350 - Pato Branco - PR

Resumo:O Título deve em poucas palavras representar o conteúdo do artigo. Ele é a parte mais lida do trabalho e por isso é o elemento chave que faz o leitor optar, ou não, pela leitura do restante do documento. Em geral o Título deve ser a última parte do artigo a ficar pronto. Depois do Título, o Resumo é a parte mais importante e mais lida de um artigo. Ele deve ser escrito em parágrafo único e não deve ultrapassar 200 palavras. De maneira sucinta o Resumo deve apresentar em sua estrutura todo o escopo do trabalho, com os objetivos (problemas apresentados de modo afirmativo), a metodologia (participantes, materiais, procedimentos), os resultados obtidos (as mais importantes informações em resposta aos objetivos) e as conclusões(discussão, considerações finais). No resumo não se deve colocar citações ou referências. Abaixo vem as Palavras Chaves, que devem ser entre três a cinco das palavras mais importantes e repetidas de todo o trabalho. Na sequência apresenta-se o Abstract e as Keywords, que são as traduções do Resumo e das Palavras Chaves para o Inglês.

Palavras Chaves:Artigo. Formatação. Oficinas Integradas.Metodologia.Apresentação.

Abstract:The Title should briefly represent the contents of the article. It is the most widely read part of the job and the key element that makes the reader choose, or not, by reading the rest of the document. In general the Title should be the last part of the article to get ready. After the Title, the Abstract is the most important and widely read part of an article. It should be written in one paragraph and should not exceed 200 words. Briefly the abstract should present in its structure the entire scope of work, with the objectives (problems presented in the affirmative), the methodology (participants, materials, procedures), results (the most important information in response to objectives) and conclusions (discussion, final remarks). At Abstract you should not put quotes or references. After comes Keywords, that should be three to five of the most important and repeated words of the work. Following presents the Abstract and Keywords, which are translations of the Abstract and Keywords in English.

Keywords:Article. Formatting.Integrated Workshops.Metodology. Presentation.

  1. Introdução

A Introdução é a terceira parte mais lida de um artigo. Uma pessoa que se interessa pelo Título do artigo e acha que o Resumo traz as informações desejadas, irá fatalmente ler a Introdução. Uma Introdução eficaz não deve ultrapassar as 300 palavras.

A introdução traz o tema proposto. É onde o assunto é apresentado, os problemas são expostos, as ideias de outros autores que tratam do mesmo assunto são abordadas, fazendo-se as devidas citações e listando os trabalhos citados no final do artigo, nas Referências Bibliográficas. É na introdução que os objetivos da pesquisa são expostos de maneira completa e clara.

Lembrando que neste documento é utilizado uma seção de “Referências Bibliográficas” só para ilustração do estilo, sem nenhuma correlação com este texto.

  1. Revisão BIBLIOGRÁFICa

A Revisão Bibliográfica deve: verificar se textos relacionados ao assunto a ser estudado já foram publicados; conhecer a forma como esse assunto foi abordado e analisado em estudos anteriores; saber quais são as variáveis do problema em questão; explicar e descrever cada elemento citado no trabalho. A Revisão Bibliográfica não deve superar as 2.000 palavras.

O papel utilizado para o artigo é o A4, ou seja, 210 mm de largura por 297 mm de altura. Esta diagramação define dois tipos de páginas, a saber:

  • Primeira página;
  • Páginas internas.

A principal diferença neste dois tipos de páginas é que na primeira página aparecem o título do artigo.

O artigo é escrito em duas colunas. Somente o quadro formado pelo título, autores e endereço se sobrepõe as duas colunas.

A Tabela 01 resume todas as dimensões na página.

NOME

DIMENSÕES

Papel A4

210x297mm

Margem interna

10 mm

Margem externa

10 mm

Margem entre colunas

10 mm

Largura de coluna

90mm

Margem Superior

10 mm

Margem inferior

10 mm

Distância entre o corpo do texto e o rodapé

5 mm

Largura do quadro de título

277 mm

Tabela 01: Dimensões (fonte: o autor)

Na primeira página, é colocado um quadro com o título do artigo, seguido de uma ou mais linhas com os nomes dos autores. Termina o quadro, uma ou mais linhas com os endereços dos autores.

Este quadro é delimitado por dois conjuntos de linhas horizontais.

Este quadro não tem nenhuma restrição de altura. Esta irá depender do tamanho do título, do número e nome dos autores e dos endereços dos mesmos.

São duas linhas horizontais espaçadas entre si de 10pt. A linha superior, mais grossa, tem a espessura de 6pt. A linha inferior, mais fina, tem espessura de ¼ pt.

Este conjunto de linhas é implementada com uma linha de texto em branco no estilo normal, mas com borda superior e inferior, nas espessuras especificadas acima.

  1. metodologia

A finalidade da Metodolofia é mostrar o que e como foi feito o estudo para se chegar aos resultados obtidos. A Metodologia demonstra como a pesquisa foi desenvolvida. Em seu desenvolvimento é respondida a pergunta: como o problema do estudo foi estudado?É o “como fez”, “como analisou”, “o que fez”, equipamentos ou materiais utilizados e sua função; o tipo de pesquisa: quantitativa ou qualitativa; o tipo de instrumento usado na pesquisa: questionário, entrevista, teste, escalas, observações, grupos de foco, etc.; procedimentos: instruções dadas aos participantes, formação de grupos, manipulações experimentais, etc. A Metodologia não deve superar as 2.000 palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com