TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Elaboração de Trabalhos Academicos

Por:   •  25/2/2016  •  Monografia  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

Elementos pré-textuais

Capa

Manual de elaboração dos trabalhos acadêmicos da Faculdade Alfredo Nasser

Folha de rosto

Dedicatória (opcional)

Agradecimentos (opcional)

Epígrafe (opcional)

Sumário

SUMÁRIO

1  Apresentação do objeto ..........................................................

2  Problemática ...........................................................................

3  Justificativas ...........................................................................

4  Objetivos ................................................................................

5 Fundamentação teórica ............................................................

6  Metodologia ...........................................................................

8 Cronograma ............................................................................

Referências ...............................................................................

Elementos textuais

1  APRESENTAÇÃO DO OBJETO/TEMA

        Este projeto tem como espoco a pesquisa, análise e relação de informações acerca de uma das mais antigas e desvalorizadas espécies de trabalhador: o empregado doméstico, desde a sua origem até os dias atuais, baseadas em legislações, doutrinas, jurisprudência, e publicações sobre o assunto. Aborda, inicialmente, o conceito dessa espécie de empregado, o conceito de seu empregador, bem como faz a distinção do empregado doméstico em relação à diarista. Identifica, ainda, os direitos trabalhistas e previdenciários a que faz jus o doméstico, assim como sobre a prescrição desses direitos, buscando a aplicação efetiva atual das normas que os garantem.

         

2  PROBLEMÁTICA

        Num texto objetivo apresente o questionamento que a pesquisa buscará responder. Procure elaborar uma pergunta que envolva todas as relações e o contexto (onde e quando) o objeto de pesquisa será analisado. Geralmente a problemática se apresenta em forma de pergunta (?).Quais os novos direitos trabalhistas dos empregados domésticos com o advento da Lei Complementar n° 150/2015

        

3  JUSTIFICATIVAS

        O estudo acerca desta inovação evidenciou vários problemas, como o aumento no custo da manutenção do contrato de trabalho, que onera ainda mais o empregador doméstico, contribuindo, dessa forma, para a informalidade do trabalho no âmbito familiar. Com a aprovação da Lei Complementar nº 150, de 2015, que regulamentou a Emenda Constitucional n° 72, os empregados domésticos passaram a gozar de novos direitos. Alguns desses novos direitos passaram a ser usufruídos logo após a edição da lei, como por exemplo, o adicional noturno, intervalos para descanso e alimentação etc. Outros direitos só passaram a ser usufruídos pelos empregados domésticos a partir de outubro de 2015: FGTS, seguro-desemprego, salário família.

 

4  OBJETIVOS

Apresente em tópicos as intenções da pesquisa e as pretensões gerais e específicas do conhecimento que será produzido. Não confunda os objetivos da pesquisa com os objetivos do objeto a ser pesquisado. Geralmente são utilizadas orações que se iniciem com verbos no infinitivo. Ex:

  • Identificar...
  • Conhecer...
  • Diagnosticar...
  • Traçar o perfil...
  • Contribuir para...

 

5  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Redigir um texto que anuncia em qual ou quais teorias a pesquisa se fundamentará. Para que esse texto seja redigido é preciso que o sujeito do conhecimento realize uma pesquisa prévia, de onde escolherão os autores, conceitos, argumentos e teorias sobre o tema, que foram escritas por outros cientistas e pensadores.

Cite alguns conceitos e argumentos que se relacionam com o objeto, com o tema e com as demais variáveis, que a investigação abordará. Lembrando que todos os dados, informações e conhecimentos teóricos deverão ser devidamente citados (AUTOR/INSTITUIÇÃO, ano, p.). Observe as normas ANBT de citação indireta e citação direta, longa ou curta.

6 – METODOLOGIA

Elabore um texto que indique quais os tipos de pesquisa e as ferramentas de coleta de dados serão utilizados no momento da investigação. Lembre-se que para o conhecimento assuma o caráter científico é imprescindível que, na sua produção, seja realizada pesquisa bibliográfica. Além dessa, podem ser utilizadas: a pesquisa documental, pesquisa histórica, a observação sistemática, um estudo de caso e entrevistas e questionários.

A apresentação de cada um dos recursos metodológicos escolhidos deve ser acompanhada pela explicação de como aquele recurso será utilizado e como auxiliará na buscar da resposta à problemática.

7 – CRONOGRAMA [Não é necessário texto, basta o preenchimento do quadro; Tudo que foi pontuado na metodologia deverá ser apresentado no cronograma com a previsão de quando e em quanto tempo será realizada. São descriminadas também as análises dos dados, a redação parcial, a redação final, a revisão, a impressão e encadernação e a entrega dos resultados. O cronograma assim como todos os demais elementos do projeto de pesquisa refere-se à pesquisa que se pretende realizar. Portanto, não se relata o tempo que foi gasto para se fazer o projeto e sim o tempo que será gasto para se realizar a pesquisa.]

Descrição da Atividade

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

        

Elementos

Pós-textuais

REFERÊNCIAS [Apresente em ordem alfabética as referências completas dos textos, livros, documentos e sites utilizados para elaboração do projeto de pesquisa, segundo as normas da ABNT presentes no Guia da Faculdade Alfredo Nasser.]

SOBRENOME, Nome do Autor do Livro. Título do Livro. n° ed. Local: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome do 1° Autor do Livro e SOBRENOME, Nome do 2° Autor do Livro. Título do Livro. n° ed. Local: Editora, ano.

SOBRENOME, Nome do Autor do Texto. Título do Texto. In.: SOBRENOME, Autor do Livro. Título do Livro. n° ed. Local: Editora, ano. p. 00 – 00.

SOBRENOME, Nome do Autor do Texto. Título do Texto. Disponível em: www.site.edu.br. Acessado em: DD/MM/AAAA.

INSTITUIÇÃO. Título do texto. Disponível em: www.site.org.br. Acessado em: DD/MM/AAAA.

Contra-capa

Folha em branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com