TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metas e objetivos da empresa líder

Artigo: Metas e objetivos da empresa líder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

No dia a dia de uma empresa podem-se observar muitos momentos de dificuldades, conflitos, quedas nas vendas, diminuição do nível de produtividade dos colaboradores entre outros, e para resolver estes problemas existem as pessoas que assumem o posto de Administradores, onde os mesmos precisam estar prontos para agirem durante estes momentos turbulentos. Sendo assim os administradores precisam saber fundamentalmente liderar seus subordinados para facilitar seu trabalho na empresa. E para isso é preciso que os mesmos estejam cientes das teorias para aplicarem na pratica.

Sabemos que o tema liderança vem sendo estudado há muito tempo e surgiram varias teorias sobre o assunto, que é bastante conhecido nas empresas atualmente. Conforme enfatiza Martins Filho (2010, p. 03): "Liderança é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações”. Pensando nisso o presente artigo tem como objetivo identificar as diferenças entre chefia e liderança, discorrendo sobre as suas características fundamentais, o papel no desenvolvimento da organização e dos colaboradores, motivo pelo qual devemos compreender ‘’’suas teorias.

Segundo Nez (2008), “Aquele que é apenas chefe impõe sua ideia movida pela autoridade, que seu cargo lhe confere, exercendo o papel de mandante (aquele que manda) e não de comandante (aquele que comanda). Chefiar é, simplesmente, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos”. Ou seja, o chefe não busca um vinculo de confiança com seus subordinados, o que lhe é importante é somente cumprir a tarefa e nada mais, o colaborador muitas vezes é tratado de forma bruta e ignorante como se fosse uma maquina que esta ali somente para obedecer aos comandos.

Já André Brunelli (2012) diz que “o líder, faz uma combinação de estratégia e caráter para atingir metas e objetivos para extrair o máximo de cada pessoa que trabalha ao seu lado, ouvindo ideias e gerando responsabilidades. Sempre disposto a servir, aprender e sempre em uma posição de humildade para poder agregar cada vez mais à sua equipe.” Busca criar um vinculo de confiança e motivação para que seus subordinados possam utilizar seu potencial com mais sabedoria e determinação, visando o bem da equipe. O líder incentiva seus colaboradores a pensarem e a agirem de forma rápida e possibilita o crescimento profissional dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com