TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Midia Politica e poder

Por:   •  5/10/2015  •  Seminário  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno (a):  João Felipe Mecchi        

RGM:        140295-1                                        Disciplina:  Mídia , Política e Poder

Tutor: Thais Campos

        A propaganda política, ao meu ponto de vista, é usada para mostrar a todos os eleitores as suas principais alianças partidárias e atacar os partidos que são de alianças opostas ou que não condizem com o ideal reproduzido por seu partido. Como muito se mudou na televisão, eu vejo que a propaganda também mudou a exemplo do ex-presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, que em suas primeiras propagandas e debates políticos tinha uma imagem baseada em seu traje de cabelo despenteado e barba “a fazer”, com roupas de caráter popular e uma linguagem em um tom de dialeto. Depois de seu fracasso em 1989, ele aceitou se adequar e mostrar uma imagem diferente para quem o assistia do outro lado do televisor, aceitando as normas impostas principalmente pela emissora Rede Globo. Após essa mudança, no ano de 2002, viu-se resultado quando o próprio alcançou o cargo de Presidente da República.

        Em determinada época, a Nissan (fabricante de automóveis) fez um comercial atacando a marca Fiat onde a marca japonesa comparava um veículo de sua autoria com um veículo da concorrente alegando que seu veículo de mesma categoria possuía uma séria de acessórios que o veículo da concorrente não tinha por um preço menor. O resultado foi um processo da Fiat na Nissan que resultou em suspensão do direito de veicular aquele comercial em qualquer emissora de televisão.         Anos depois , tanto PT (Partido dos Trabalhadores) como PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) trocaram processos entre si pelo confronto de acusações tanto de um lado como do outro , ou seja , a propaganda politica é nada mais nada menos que um marketing (em alguns casos sujo, difamador e calunioso) onde o partido tenta atrair eleitores (consumidores no caso das marcas)  seja pelo bem (expondo suas ideias partidárias a fim de alimentar a nossa República) ou por simplesmente atacar um partido “rival” ou oposto aos seus ideias convencendo quem está do outro lado do televisor que sua ideia (ou seu produto) é melhor que a do outro, conquistando adeptos (clientes).

        Portanto concluo que o papel da nossa propaganda política é igual o papel do nosso marketing, conquistar clientes através de seu produto seja da maneira correta ou da maneira ilícita , o certo é obter resultados a qualquer custo.

        Sobre minha opinião a respeito da propaganda ideal na democracia eu não penso em algo muito complexo , penso apenas em respeito mútuo de opiniões e mostrar (REALMENTE) o que seu partido fez em prol à democracia e/ou República, ou seja, mostrar se tudo o que eles tinham prometido anteriormente foi cumprido e se fizeram valer a ideia de representar seus eleitores nos seus projetos. Mostrar que todos os votos que receberam não foram em vão e que defendem seus ideais e suas opiniões (o que já é uma obrigação). Isso também é uma forma de mostrar o real significado da palavra Democracia , onde o eleitor escolhe alguém para representa-lo por apresentar ideias semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com