TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Documentário Arquitetos Do Poder Traça Um Panorama Das Relações Entre mídia E Política No Brasil. Construído A Partir De Depoimentos E Imagens De Arquivo, O Filme Conta A História Da Comunicação Política Brasileira, Desde As Campanhas De Get

Ensaios: O Documentário Arquitetos Do Poder Traça Um Panorama Das Relações Entre mídia E Política No Brasil. Construído A Partir De Depoimentos E Imagens De Arquivo, O Filme Conta A História Da Comunicação Política Brasileira, Desde As Campanhas De Get. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário Arquitetos do Poder aborda a construção de imagens de poder na política brasileira, traçando também panoramas das relações entre a mídia e a política no Brasil.

Desde as campanhas radiofônicas, passando pelo grande desenvolvimento das campanhas nas televisões, até chegar ao forte no marketing político das últimas eleições presidenciais.

O filme se baseia em especial das questões éticas que estão relacionadas nos processos de comunicação política, desde as campanhas de Getúlio Vargas e de JK até hoje em dia, dando passagem pela emblemática eleição de 1989 e mostrando como a influência da comunicação da política cresce, também tendo relação com a mídia nacional no país com alguns desabafos do poder.À luz da corrida presidencial de 2010, recomendo que assistam ao documentário “Arquitetos do Poder”, de Vicente Ferraz (“Soy Cuba, o Mamute Siberiano”, de 2005, e “O Estado do Mundo”, de 2007) e Alessandra Aldé, parido prematuramente para o “É Tudo Verdade”. O filme é centrado nas ligações (perigosas) existentes entre marketeiros políticos e a imprensa. E tenta estabelecer uma retrospectiva destas relações desde a era getulista até a reeleição de Lula, em 2006.

A base do filme, entretanto, é mesmo a partir de 1989 (e deveria se centrar e se aprofundar nisto!), uma vez que é mais fácil acessar a história recente, seja na forma de arquivos ou personagens. A (criativa) edição conta com depoimentos de Duda Mendonça, Paulo de Tarso, Ronald de Carvalho, Wlaney Pinheiro e Carlos Henrique Shroder e revela os bastidores dos processos eleitorais que elegeram Collor, FHC (por duas vezes) e Lula, a partir de 2002.

Mérito da obra é a simplificação da linguagem. Foi feita para dialogar com uma geração avessa ao engajamento político-partidário, mas que se entretém nos departamentos de marketing espalhados pelo país. Pesquisas e posicionamento do produto-candidato são a bola da vez. E jogo o desafio: depois de assistir ao filme, quem se habilita a formular uma estratégia para tornar Dilma e Serra menos antipáticos (ah… que eles são antipáticos, vocês têm que concordar!) ou fazer de Marina Silva grande beneficiária dos (recentes) desastres climáticos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com