TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação e Liderança de Equipes

Artigo: Motivação e Liderança de Equipes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Artigo  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

O tema Motivação e Liderança de Equipes, é bastante focado nas organizações, é também o centro de abordagem de estudo de vários pesquisadores, devido à percepção da importância do funcionário como indivíduo, onde o funcionário não é mais visto como mero meio produtivo, e sim como parte da organização, desta maneira o líder também deixa de exercer o papel de ‘chefe’ e se torna um facilitador das relações de trabalho, transformando-se em um gestor de pessoas. (CHIAVENATO, 2005, p. 146)

Hoje a motivação e a liderança tornaram-se relevante, ocupando o ponto máximo de valorização, por se encontrarem presente em quase todas as listas de qualidade desejáveis. (CHIAVENATO, 2005, p. 146)

Chiavenato, (2005, p.116) diz que:

“[...] nenhum chefe, em qualquer lugar de comando, na medida em que é chefe, examina ou prescreve o que é vantajoso a ele mesmo, mas o que o é para seu subordinado, para o qual exerce a sua profissão, e é tendo esse homem em atenção, e o que lhe é vantajoso e conveniente, que diz o que diz e faz tudo quanto faz”.

Tamanha importância é dirigida ao líder, pois as organizações perceberam a impossibilidade de executar mudanças planejadas sem o engajamento dos seus colaboradores, pois para as mudanças aconteçam é necessário que todos estejam motivados (SANTOS, 1997, p.78).

Esse estudo terá como objetivo geral identificar o nível de satisfação com que os funcionários da uma empresa tendem a desempenhar suas funções. E como objetivos secundários identificar o tipo de relacionamento entre líder e liderados, a satisfação dos funcionários em relação ao salário, carga horária e oportunidade de crescimento e, se o funcionário se considera devidamente motivado e valorizado. Esse estudo se justificativa devido a necessidade de compreender a verdadeira importância do fator humano dentro das organizações independentemente do seu segmento.

Para a construção deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em artigos científicos já publicados, como também acesso a outras fontes de publicação cientifica como o Scielo – Scientific Eletronic Libraty Online, o Lilacs – Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências e Saúde e no Bireme.

Utilizando descritores como motivação, liderança, e valorização do indivíduo revelaram publicações de 2000 à 2012 limitados a humanos, nos idiomas português, inglês. Foram excluídas publicações fora do período considerado ou em outro idioma que não abrangessem os objetivos e o tema deste estudo. A apreciação das publicações deu-se com leitura exploratória dos resumos e, quando estes não eram suficientes, pela consulta direta ao texto.

Nesta pesquisa constará quatro capítulos, no primeiro pode ser encontrado citações de alguns autores que tomaram como tema de estudo a liderança e a motivação, tanto nas organizações quanto nas equipes. No segundo capítulo relata sobre a liderança em si, os tipos de lideranças e suas respectivas atuações. No terceiro capítulo poderá ser encontrado o conceito de motivação, os ambientes e os fatores motivacionais, as necessidades humanas e as conseqüências da motivação na organização e nas equipes de trabalho. O quarto, porém não menos importante capítulo, centra-se na importância da liderança e da motivação e nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com