TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentação e Armazanagem

Por:   •  5/10/2015  •  Monografia  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Movimentação e Armazenagem

A cera de carnaúba é produzida a partir do pó das folhas da árvore chamada de “Copernicia prunifera” que vive no semiárido brasileiro, em longos períodos de estiagem.

As folhas de carnaúba são mais encontradas próximas às margens dos rios e em áreas inundadas. O seu crescimento é muito lento, porém pode chegar a uma altura média de 15 a 20 metros e com um período de vida bem grande.

A cera é gerada nas células internas das folhas e migra para suas superfícies, um mecanismo natural de adaptação, que impede à transpiração e com isso evita a perda de água.

A extração na carnaúba só pode ser feita em períodos de chuvas escassas, momento onde as atividades agrícolas e outras fontes de renda são mais difíceis no sertão. Por isso, a cera de carnaúba é vista como uma geração de renda nos períodos de estiagem, fornecendo condições para seu povo permanecer em seus lugares de origem.

O pó cerífero é extraído sem agressão alguma ao meio ambiente.

Para que as folhas possam ser retiradas, são utilizadas grandes varas com objetos cortantes em suas pontas.

Após os cortes das folhas serem feitos, são separadas as folhas adultas das jovens, pois é aí que surgem as variações de tipos de cera.

As folhas são expostas no chão para a secagem, e devido esse processo ser totalmente manual e sua exposição ser feita ao solo, estima-se uma perda significativa de 35% do pó.

Quando se encontram totalmente secas, são batidas com a ajuda de um pedaço de madeira, para que seja feita a retirada do pó.

Esse pó é levado até o depósito da empresa, e colocado em grandes caldeiras com altíssimas temperaturas, transformando o pó em líquido e fazendo a separação das impurezas, fazendo com que a cera torne-se cristalina.

Em seguida é a vez do equipamento chamado de cilindro fazer o resfriamento quase que automático do produto.

Já em seu estado sólido a cera é embalada em sacos plásticos e esta pronta para o processo de exportação.

Umas das empresas utilizadas para a exportação da cera de carnaúba é a Humburg Süd, saindo do Porto de Pecem no Ceará.  A exportação da cera é feita em containers de 40’ HC (HIGH CUBE – DRY) ou 20’ D3  (DRY CARGO).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com