TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mundo Corporativo e Maslow

Por:   •  25/8/2016  •  Resenha  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

No mundo competitivo em que vivemos cada vez mais o diferencial de sucesso das empresas está na qualidade de vida, com equipes saudáveis e comprometidas, devemos tratar com competência e profundidade o que se considera o grande desafio dos profissionais de sucesso, que está em saber lidar e respeitar as diferenças, trabalhando e reforçando a importância do trabalho em equipe, do equilíbrio entre a emoção e a razão, da responsabilidade social que cabe a cada um como cidadão.

As empresas vêm realizando mudanças em suas estruturas, buscando a redução de seus níveis hierárquicos, a fim de torná-las mais ágeis, mais enxutas e menos onerosas, aprimorando assim o processo de comunicação com os funcionários. Nunca as empresas valorizaram tanto o trabalho humano diante desses processos. Hoje, o principal foco está em gerenciar pessoas oferecendo um ambiente saudável, motivador e com qualidade de vida buscando a lealdade e a produtividade do serviço.

As estratégias corporativas que vem se desenvolvendo no decorrer dessas mudanças refletem-se no nível de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho, pois essas estratégias contribuem para a mudança do comportamento dos trabalhadores. Observa-se assim que uma enorme desconfiança quanto à segurança no emprego vem surgindo devido ao impacto que essas mudanças causam.

Conseqüentemente, o clima das empresas também sofre com o impacto dessas mudanças, tornando-se assim uma grande preocupação para os empresários e gestores e, especialmente para área de recursos humanos, pois os mesmos buscam assegurar um clima propício a realização dos objetivos das organizações e das pessoas que nela trabalham.

O Clima Organizacional está relacionado a algumas dimensões que envolvem especificamente o comportamento motivacional da equipe, uma delas seria a estrutura da organização que afeta o sentimento das pessoas quando a mesma esta voltada para as restrições em relação ao trabalho, como regras excessivas, regulamentos, procedimentos. O Clima Organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros da empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização é resultante das percepções que os funcionários têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem-estar e sua satisfação no dia-a-dia de trabalho.

Pode-se considerar que a Motivação é um fator importante para as empresas, pois está intimamente relacionado com o grau de Clima Organizacional dos integrantes da empresa. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduzem em relações de satisfação, animação, interesse e colaboração.

Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou barreiras à satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a baixar-se, caracterizando – se por estados de depressão, desinteresse, apatia, insatisfação entre outros.

Portanto torna-se indispensável conhecer o que os funcionários pensam sobre a empresa e qual a sua atitude em relação aos diferentes aspectos de uma organização, pois só assim é possível melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, a qualidade de vida das pessoas e conseqüentemente, a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

A gestão atual das empresas busca o equilíbrio em suas dinâmicas de relações, tendo como principal determinante para esse equilíbrio a identificação e o envolvimento das pessoas no processo de trabalho. A organização vive o desafio permanente de providenciar condições facilitadoras de desempenho, assegurando a consecução dos seus objetivos e atendendo às necessidades mais significativas dos indivíduos.

A empresa Cerâmica Torres apresenta dificuldades de gerir de maneira proveitosa o fator motivacional, muitas vezes pelo fato de não ter conhecimento dos pontos negativos que podem proporcionar um clima ruim causando desmotivação e conflitos no ambiente de trabalho.

Em virtude disso, esse trabalho pretende analisar o Clima Organizacional para entender de fato o índice motivacional da empresa Cerâmica Torres com base em estudos e teorias administrativas que contribuíram para o entendimento do tema, e também demonstrar a importância das empresas trabalharem as ações estratégicas que contribuem para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. As idéias e sugestões apresentadas nesse trabalho têm como objetivo sugerir melhorias no que diz respeito ao clima organizacional.

Quais motivos levam os colaboradores a exercerem suas atividades de forma apática?

3 - JUSTIFICATIVA

Com intuito de observar e presenciar as mudanças decorrentes no processo de inovação quanto gestor, concretizando o despertar de idéias e opiniões pouco valorizadas pela gestão atual.

Acredita-se que ao conhecer um pouco da cultura e estilos de vida que envolve os funcionários, a empresa passa a criar métodos que consigam reavivar a força de trabalho para recuperar o entusiasmo, dedicação e comprometimento. Com isso, conseguir acompanhar as novas tendências de mercado com supostas mudanças que poderão surgir. Esse processo acarreta efeitos positivos e importantes para o meio organizacional como:

  • Base fortalecida com maior pro atividade por parte dos colaboradores.
  • Baixo índice de absenteísmo.
  • Preservação da cultura familiar e valorização do trabalho.

4 - OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

Entender como a condição sócio-familiar do colaborador da empresa xxx, Sobral-CE, pode interferir no desempenho de sua produtividade.

4.2 Objetivos Específicos

*Analisar seu contexto familiar;

*Compreender sua percepção frente às relações sociais;

*Averiguar como ele percebe sua identidade como sujeito na sociedade.

5 - REFERENCIAL TEÓRICO

Em conformidade com os princípios que envolvem a forma de gerenciar os subordinados, considera-se natural a exigência da objetividade por parte dos resultados. A motivação da equipe é uma que nem sempre recebe a atenção devida. Gerentes menos experientes se voltam excessivamente para as atividades mais técnicas para obter resultados rápidos, e se esquecem que as tarefas são executadas por pessoas. Veremos algumas teorias que dimensiona essas variáveis de todo o ambiente motivacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com