TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa Para Pequenas Empresas "O Conjunto De Processos Que Regulam A Maneira Como Uma Empresa é Dirigida é Imprescindível No Mundo Corporativo"

Pesquisas Acadêmicas: Governança Corporativa Para Pequenas Empresas "O Conjunto De Processos Que Regulam A Maneira Como Uma Empresa é Dirigida é Imprescindível No Mundo Corporativo". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 2

Governança corporativa também nas pequenas empresas

Considerando-se que governança corporativa é “o sistema que assegura aos sócios proprietários o governo estratégico da empresa e a efetiva monitoração da diretoria executiva. A relação entre proprietário e gestão se dá através do conselho de administração, da auditoria independente e do conselho fiscal, instrumentos fundamentais para o exercício do controle. A boa governança corporativa assegura aos sócios: equidade, transparência, responsabilidade pelos resultados e obediência ás leis dos pais.”

Muitas pequenas empresas ou empresas familiares não possuem o seu organograma amplo, com conselhos, CEO, diretores executivos e etc. Mas muitas delas possuem sócios que investem no negócio. Numa pequena empresa a governança corporativa se apresenta de forma menos complexa comparada a uma empresa de grande porte, pois esta deve ser feitos inúmeras auditorias tanto internas quanto externas para fiscalizar e mostrar o que de fato esta acontecendo de errado.

Seguir os princípios e valores de governança corporativa é muito importante para manter a transparência, a equidade , a prestação de contas e a responsabilidade corporativa. Quando uma empresa segue estes princípios ela mantém uma boa imagem para todos os stakeholders (partes interessadas no negócio) com isso aumenta sua visibilidade, credibilidade, marca tornado esta empresa um potencial confiável e com isso podendo até mesmo crescer e futuramente abrir seu capital para o mercado de ações.

Por fim, quando possuímos uma governança corporativa eficaz todos saem ganhando, pois os departamentos se preparam para minimizar riscos, os sócios confiam na equipe pois afinal de contas esta mesma presta contas com credibilidade, e isso tudo reflete aos stakeholders e consumidor final, agregando valor e alavancando o negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com