TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aumento do consumo de energia a

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

DADOS DA OBRA

Autor: Costa, João Miguel Santos

Ano:  2013

Ano: 2013

Título da obra: Metodologia Simplificada para a análise termoeconómica de sistemas de cogeração com motor Stirling    

Local de publicação:

http://hdl.handle.net/1822/28229

Cidade:Azurém guimarães

Editora: Repositorium

Número de Páginas:149

Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/28229/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Jo%C3%A3oCosta_2013.pdf>

Palavras chaves da obra: Motor Stirling, Energia, Stirling Engine

RESUMO DA OBRA1

O aumento do consumo de energia a nível mundial tem levado a uma diminuição das reservas de energias fósseis, nomeadamente do petróleo, uma das principais fontes. Surgiu assim a necessidade de diversificação no consumo de energia, o que tem levado ao desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas para a geração e conversão de energia, como os sistemas de cogeração, as energias eólica, solar, ondas, a biomassa, bem como de outras já existentes como a energia hídrica e a energia nuclear. O trabalho presente é dedicado à análise de sistemas de micro-cogeração baseados na tecnologia dos motores Stirling. O estudo inicia-se com uma revisão geral do estado da arte dos sistemas de cogeração, tendo em conta a legislação existente, os ciclos termodinâmicos utilizados e as suas respetivas tecnologias. Segue-se uma análise específica sobre micro-sistemas de cogeração e das tecnologias emergentes mais promissoras. É apresentada uma descrição da tecnologia com motor Stirling explicando-se o seu funcionamento, possíveis configurações, principais componentes, fluidos de trabalho, perdas de energia e efeitos que alguns parâmetros têm na sua performance.    

¹ Resumo da obra lida

PONTOS POSITIVOS DA OBRA2

Faz um bom uso de gráficos explicativos, cita também um pouco sobre a história do motor Stirling, e da importância de novas fontes de energia.

2 Apresente as ideias positivas do autor

PONTOS NEGATIVOS DA OBRA3

O autor fez um mal uso de imagens, e deveria ter citado as vantagens que o motor proporciona;  além do mais deveria ter ultilizado um  modelo físico como exemplo e demonstração.

3Apresente as ideias críticas sobre o trabalho do autor

CITAÇÕES DIRETAS DA OBRA4

O elevado consumo de energia a nível mundial tem levado a uma diminuição das reservas de energias fosseis, nomeadamente de uma das principais fontes, o petróleo. A crise do petróleo em 1973 conduziu técnicos e cientistas a repensarem as questões energéticas a curto prazo, com a intenção de diminuir a dependência do petróleo, aumentando o consumo de outras fontes como carvão, gás natural e nuclear.[...]

COSTA, João Miguel Santos. Metodologia simplificada para a análise termoeconómica de sistemas de cogeração com motor Stirling. 2013. Tese de Doutorado.

4Reescreva pontos importantes apresentados pelo autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com