TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento Consumo Bebidas Alcoólicas Entre As Mulheres

Casos: Aumento Consumo Bebidas Alcoólicas Entre As Mulheres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Aumento do consumo de álcool

entre as mulheres

Para cada mulher que bebe , há 1,3 homens que abusam , enquanto no passado proporção era de uma para sete homens

Um estudo brasileiro publicado recentemente , divulgou uma investigação sobre os padrões de consumo e as diferenças entre homens e mulheres em relação aos problemas da ingestão de álcool . A pesquisa analisou e verificou o comportamento de 1.464 indivíduos adultos .

Os resultados apontam que aproximadamente 22% dos entrevistados são abstêmios , 60,3% são bebedores não pesados e 17,5% têm feito o uso pesado e frequente de álcool .

Uma das principais descobertas do estudo foi que , embora os homens sejam duas vezes mais propensos ao alcoolismo , os dois sexos apresentaram os mesmos tipos de problemas relacionados ao abuso , como episódios de violência , prejuízo em atividades sociais , acidentes de trânsito , quedas , entre outros .

Os autores da pesquisa afirmam que , com a mudança do papel da mulher na sociedade e o direcionamento para uma igualdade entre gêneros , as diferenças em relação às consequências do uso do álcool diminuíram . Além disso , o aumento de consumo da bebida pelas mulheres pode estar associado ao estresse da dupla jornada de trabalho diário . Segundo os pesquisadores , devem ser tomadas medidas para conter o abuso da substância independente de gênero ou faixa etária . A pesquisa conclui ainda que há quinze anos , enquanto sete homens bebiam , apenas uma entre elas possuía o mesmo hábito . Hoje , o quadro já é bastante diferente : para cada mulher que consome álcool , a proporção masculina diminuiu para 1,2 .

O uso nocivo de bebidas alcoólicas no Brasil e no mundo é um grave problema de saúde pública e contribui para prejuízos significativos em termos de morbimortalidade .

Os efeitos no corpo são complexos devido à influência de diversos fatores individuais , juntamente com características específicas do beber , como volume , tempo gasto , padrões de consumo , entre outros . "A Organização Mundial da Saúde (OMS) verificou que o álcool está associado a mais de 60 tipos de doenças e lesões de desenvolvimento agudo ou crônico , como abuso e dependência , cirrose hepática , diversos tipos de câncer , aborto espontâneo , entre outros .

Dependência alcoólica

O alcoolismo é uma doença crônica , multifatorial e que compreende diferentes sintomas . "Essa doença é caracterizada pela repetição de problemas decorrentes do uso do álcool , que levam a prejuízos ou sofrimentos clinicamente significativos". Segundo estudos , o alcoolismo se manifesta quando preenche pelo menos três dos critérios expostos , ocorrendo a qualquer momento no período de 12 meses :

Como saber quando alguém é dependente de álcool ou quando procurar ajuda?

Há diversos questionários que podem auxiliar no diagnóstico de transtornos relacionados ao uso de álcool . Por exemplo:

Você já pensou que deveria diminuir seu consumo de álcool ?

Alguém já te criticou por causa da bebida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com