TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BALANCEAMENTO DE LINHA PASSO A PASSO PARA DESENVOLVIMENTO

Por:   •  7/4/2021  •  Monografia  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

BALANCEAMENTO DE LINHA

PASSO A PASSO PARA DESENVOLVIMENTO

1 identificar a situação atual, ou seja, aquilo que já existe.

1.2 identificar a restrição do sistema, gargalo. Será sempre o maior tempo de operação que faz a menor quantidade de peças por hora.

Obs: A unidade de tempo da operação deve ser a mesma da hora.

1.3 A quantidade de peças da restrição será a quantidade produzida por hora pelo sistema.

1.4 definir a quantidade de peças feitas por operador ( eficiência peças hora homem ). É a media que cada operador faria sozinho. Basta dividir a quantidade de peças feita pelo sistema pelo numero de operadores.

2 identificar o custo industrial composto basicamente pela somatória dos valores individuais por peça, da mão de obra, meios de produção e matéria prima.

Obs: O custo da mao de obra deve ser por hora  e pra isso basta dividir o custo mensal do operador pelo numero de horas trabalhadas no mês.

2.1 O custo da mão de obra por peça é obtido através do custo da mão de obra por hora, dividido pelo numero médio de peças feita por cada operador ( eficiência peças hora homem ).

2.2 A definição do custo do meio de produção, que representa os recursos/equipamentos industriais utilizados na confecção do produto, é obtido pelo custo horário desses equipamentos dividido pela quantidade horaria produzida pelo sistema.

2.3 O custo da matéria prima geralmente já é fornecida individualmente, caso contrario, o consumo por peça deve ser definido.

2.4 a somatória das três etapas acima, custo mão de obra, custo meio de produção e custo da matéria prima, definirão o custo industrial, ou seja, quanto custa pra produzir o produto.

2.5 para definir a margem de lucro basta subtrair o custo industrial do preço de venda do produto. A margem de lucro e o que excede os custos. O preço de venda é a soma do custo industrial com a margem de lucro.

3 O percentual de produtividade só poderá ser apresentado a partir de uma proposta de melhoria para que aja um valor para comparação.

3.1 Esse percentual de produtividade deve ser obtido através da comparação de produção que ocorre entre a condição atual e a proposta.

3.2 Essa comparação é obtida da variação da quantidade de peças produzida pelo sistema ou da media produzida por cada operado, ou seja, pela eficiência peças hora homem.

3.3 Sempre que a proposta apresentar melhoria deve-se dividir o valor menor pelo maior e o resultado deve ser multiplicado por 100 para obtenção do percentual.

3.4 Esse percentual representa a importância do valor menor em relação ao valor maior e o percentual de produtividade que desejamos é a diferença que será obtida subtraindo esse percentual de 100%.

4 Para cálculo do percentual de economia deve-se usar os valores obtidos na margem de lucro da condição atual e da proposta de melhoria, dai pre frente devemos usar os mesmos critérios do item 3.

 

Prof. Mauro Rodrigues

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com