TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bloco Econômico APEC

Por:   •  14/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

APEC

A Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC) é a maior e mais influente forum dedicado aos interesses económicos da região Ásia-Pacífico. Criada em 1989, a APEC foi composta por 21 Estados-Membros a partir de 2015. Através de trabalho durante todo o ano, bem como cimeiras anuais, a APEC tem ajudado as iniciativas de avanço na liberalização do comércio, a cooperação económica e ambiental e anti-terrorismo reformas na região Ásia-Pacífico.

Objetivos e as operações

O principal objetivo da APEC é melhorar as economias da região Ásia-Pacífico. Um dos métodos principais de fazer isto - e a principal ideia por trás da formação da APEC-é promover a cooperação entre os países da região. A APEC trabalha para eliminar os obstáculos que podem inibir o livre comércio internacional, tais como informações imprecisas, altas taxas e outros custos, e desacordos entre regulamentos comerciais. APEC realiza pesquisas, fornece informações, arbitra litígios, e empurra para a reforma das leis económicas. Ele também funciona com outras cooperativas, como a Organização Mundial do Comércio (OMC).

A APEC mantém uma sede administrativa em Singapura, conhecido como o Secretariado da APEC. Os oficiais e os departamentos da Secretaria são responsáveis por uma grande variedade de tarefas. O Secretariado armazena e gerencia os dados, coordena a comunicação entre os membros, e planeja e executa programas de outreach. Além disso, o Secretariado presta aconselhamento, assistência técnica e organizacional de coordenação em todo o sistema da APEC. Apoio à Política da APEC (PSU) é um ramo da Secretaria que realiza pesquisas sobre políticas económicas. Um outro ramo, a APEC Business Advisory Council (ABAC), lida mais diretamente com as empresas do sector privado, cujos interesses são representados pela APEC.

Embora a APEC se comunica constantemente com os Estados-Membros e as empresas, muitas das mais importantes discussões a ter lugar em cimeiras anuais a APEC. Representantes da APEC satisfazer cada ano em uma cidade diferente de interagir um com o outro, assim como os economistas, empresários e funcionários do governo. Esses assuntos são considerados fundamentais, não só para a elaboração de políticas da APEC, mas também para a criação de redes entre os membros das economias locais e regionais. As Cimeiras destaque política de longa data da APEC operando através do consenso e da cooperação de seus membros.

Desenvolvimento

A APEC desenvolvido na sequência de um discurso do primeiro-ministro australiano, Bob Hawke, 31 de Janeiro de 1989, em Seul, Coréia. Hawke, preocupado com os recentes desenvolvimentos na região Ásia-Pacífico, sugeriu um coletivo de economias que iria trabalhar para o benefício mútuo. Essa ideia espalhou-se para outras nações e até o final do ano representantes de doze economias reunidas para formar a APEC. Os Estados fundadores eram principalmente da região Ásia-Pacífico, mas também incluiu outros ligados por interesses econômicos, em vez de geografia. Até o final de 1989, a Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Coreia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Estados Unidos se juntou a APEC.

Em seus primeiros anos, a APEC limitava as suas reuniões e atividades, com as primeiras Cimeiras restrito aos doze ministros e altos funcionários da organização. Em 1993, no entanto, sob o impulso dos Estados Unidos Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, a organização começou a abrir as suas reuniões para maior participação. Isso começou a tradição de cimeiras anuais que promoveu um maior senso de comunidade e trouxe mais diversas perspectivas. O alcance internacional da organização também começou a crescer a um ritmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com