TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO CONCRETO

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO 1

RESPOSTA 1-

Pensamento científico: É realizada uma investigação para dar veracidade ao fato, precisa ser comprovado, o homem busca em suas pesquisas procurar saber como as coisas funcionam e como ocorreram para obter respostas. Está em uma constante dúvida sobre a informação que foi recebida e com o que de fato ocorre.

Senso comum: Baseado no aprendizado adquirido por gerações anteriores, uma herança de conhecimento, ou seja, desde crianças ouvimos e somos alimentados por aquela informação, tendo como verdade, sem que haja comprovação.

Cite dois exemplos de convicções do senso comum e refutadas pela ciência:

1) Manga com leite –

Desvendando: Consumir manga com leite, faz mal? Essa é uma crendice popular. Frase que originou nos tempos de escravidão, onde tínhamos o leite, com um alimento considerado como raro e nobre. Os senhores de engenhos, inventaram essa crença, de que o consumo de manga com leite levaria à morte, para que os escravos não cogitassem a hipótese de consumo.

2) Bolo quente pode dar dor de barriga –

Desvendando: Frase utilizada em famílias, como forma de amedrontar as crianças que queriam comer o bolo antes da hora. Era usado esse bordão para que esperassem a hora certa de comer.

RESPOSTA 2 – LETRA E (CONHECIMENTO FILOSÓFICO)

ALTERNATIVAS ERRADAS (NÃO CORRESPONDEM AO TEXTO)

 (A) Refere-se ao conhecimento religioso. Relações entre o sagrado e profano.

 (B) Refere-se ao conhecimento do senso comum. Relações com gerações anteriores.

 (C) Refere-se ao conhecimento científico. A busca pela comprovação da informação recebida.

 (D) Refere-se ao conhecimento mítico.

CASO CONCRETO 2

RESPOSTA 1: A complexidade das ciências sociais vem de diversos fatores, entre eles a própria conjuntura social na qual o pesquisador da área tem de entender bem a sociedade para poder explicar e analisar seus instrumentos de pesquisa. As ciências sociais é um reflexo da própria vida em sociedade e seus costumes mais íntimos. O antropólogo e profissionais da área, deve se atentar a detalhes, que por vezes, se tornam normais para os membros.

RESPOSTA 2: LETRA A

A antropologia estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, uma produção de cultura. Compreendendo em aspectos: microcósmicos (religião, politica.. na tentativa de entender os significados culturais) e macrocósmicos (investigação da estrutura da sociedade, procurando entender como influenciam os indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com